odo profissional deve ser competente na sua profissão, e com os professores não é diferente. A todos são feitas inúmeras exigências para que sejam denominados como “professores competentes”. Mas, o que é ser competente? Zabalza (2006), Perrenoud (2002), Freire (1996) e Masetto(1998) caracterizam e definem aspectos de competência profissional docente. Associe a primeira coluna à segunda, vinculando o autor à sua definição de competência docente:
1. Miguel A. Zabalza.
2. Philipe Perrenoud.
3. Paulo Freire.
4. Marcos T. Masetto.
I. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou para sua construção. E isso exige rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criatividade, ética, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
II. A formação docente passa pelo desenvolvimento de competências específicas da área de formação, pedagógicas e políticas.
III. Conjunto de conhecimentos e habilidades que os sujeitos necessitam para desenvolver algum tipo de atividade.
IV. Reconhecimento e assunção da identidade cultural e reflexão crítica sobre a prática.
V. É preciso que o professor seja um sujeito comprometido com sua função.
VI. Trabalhar em equipe, enfrentar os dilemas éticos da profissão, participar da administração da escola são algumas competências fundamentais do professor.
VII. Entre as competências estão administrar a progressão de aprendizagens e saber dirigi-las, envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, informar e envolver os pais e administrar a própria formação contínua.
A correta associação entre os autores e respectivos pensamentos está em:
Respostas
respondido por:
22
Resposta: Alternativa D
1. ZABALDA - III
2. Perrenoud - VI e VII
3. Paulo Freire - I e IV
4. Masetto - II e V
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Zabalza define competência como o conjunto de conhecimentos e habilidades que os profissionais necessitam para realizar suas atividades. Perrenoud elenca dez competências específicas para a docência, entre elas, algumas relativas às atividades em sala de aula e outras na gestão profissional relacionadas à própria formação e às questões administrativas. Para Paulo Freire, há uma série de exigências no âmbito da formação humana que requerem compromisso ético do professor, o que corrobora as ideias de Masetto.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás