Respostas
Resposta:
O luteranismo é um ramo do cristianismo protestante. Ele se baseia nas ideias de um homem chamado Martinho Lutero, que viveu na Alemanha no século XVI. Esse foi um dos primeiros grupos a se separar da Igreja Católica, durante um movimento chamado Reforma.
o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia britânica. A monarquia Tudor, que na época controlava o trono inglês, buscava meios para reforçar a autoridade real frente à forte influência das autoridades eclesiásticas. Tal disputa se sustentava principalmente no fato da Igreja ter em mãos uma grande extensão de terras sob o seu controle.
O calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu na Suíça, logo após a Reforma Protestante. Seu fundador, João Calvino, acreditava:
na predestinação;
na valorização dos bons costumes; e
na defesa da acumulação de capitais.
O posicionamento favorável ao trabalho e à riqueza fez com que muitos burgueses europeus aderissem ao calvinismo. Em cinco pontos, Calvino traçou as diretrizes da nova doutrina, como a tese de que Deus escolhe aqueles que serão salvos e os que serão condenados. As novas ideias de Calvino incentivaram a formação de novas igrejas pelo mundo, como a Presbiteriana e as Reformadas.