Nelly Novael Coelho usa a expressão "a descoberta da criança" na obra Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. Em que momento histórico aconteceu de fato a descoberta da criança?
A.
Na Idade Moderna, momento em que o conceito de infância começou a ser concebido com características próprias e particulares.
B.
No começo da Idade Contemporânea, depois de as histórias infantis serem repaginadas consoante ao apuro estético necessário e às normas de conduta social.
C.
No século XIX, quando a criança era encarada como símbolo da nação e, portanto, responsável pelo futuro do país.
D.
Na década de 1950, quando, a partir da popularização de genêros diversos, como os quadrinhos, a literatura infantojuvenil se expandiu.
E.
Na década de 1970, quando aconteceu maior difusão da literatura infantojuvenil no país.
Respostas
Resposta:
A.
Na Idade Moderna, momento em que o conceito de infância começou a ser concebido com características próprias e particulares.
Explicação:
Com a particularização do conceito de criança e, consequentemente, de infância e de juventude, ainda na Idade Moderna (1453-1789), a nova realidade demandou a criação de produtos culturais voltados para esse público específico. Isso, de fato, ocorreu ainda no século XVII, com a publicação do livro Contos de fadas ou histórias do tempo antigo: contos da mamãe ganso, de Charles Perrault. Por isso, a autora utiliza essa expressão: a descoberta da criança e a vincula a esse período específico. Já nas outras épocas citadas, como no século XIX e na Idade Contemporânea, a criança já era considerada um indivíduo diferente do adulto, com suas próprias particularidades.
Resposta:
Alternativa A
Explicação: