Tanto o liberalismo quanto a revolução social, tanto a burguesia quanto, potencialmente, o proletariado, tanto a democracia (em qualquer de suas versões) quanto a ditadura encontram seus ancestrais na extraordinária década que começou com a convocação dos Estados-Gerais, a Tomada da Bastilha e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. Dois séculos revêem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 81.
A partir do texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
A
A Revolução Francesa teve como conseqüência a derrota da classe burguesa e de seus valores liberais.
B
Os princípios democráticos inspiraram os países que invadiram a França logo após a revolução de 1789.
C
A Tomada da Bastilha representou, simbolicamente, a revanche da nobreza frente ao avanço da revolução popular.
D
Os sans-culottes, que formavam o grupo mais radical da Revolução Francesa, podem ser considerados os ancestrais do proletariado.
E
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada na França em 1789, apesar de formalmente democrática, defendia a legitimidade das ditaduras.
Respostas
Resposta:
d) Os sans-culottes, que formavam o grupo mais radical da Revolução Francesa, podem ser considerados os ancestrais do proletariado.
Explicação:
Sans-culotte foi a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa, principalmente em Paris.
Os Sans-Culottes, expressão francesa que quer dizer literalmente "sem calças", eram "esquadrões" revolucionários compostos por membros da pequena burguesia e do campesinato e podem ser vistos como "ancestrais" do proletariado. É correta a alternativa D.
Quais eram as principais exigências dos Sans-Culottes?
Exigiam tanto o fim dos privilégios jurídicos e políticos da Nobreza quanto o fim dos privilégios econômicos da Nobreza e da Alta Burguesia, tendo exigido não apenas a igualdade perante a lei, mas também uma reorganização da economia que garantisse uma distribuição mais igualitária das propriedades.
Mais sobre a Revolução Francesa em:
https://brainly.com.br/tarefa/2655336
#SPJ2