6
7
8
9
QUESTÃO 6
Segundo Émile Durkheim, a Ordem dos Jesuítas foi criada pela necessidade que o catolicismo tinha de deter os progressos
cada vez mais ameaçadores do protestantismo.
Os países em que a expansão das ideias protestantes foi mais expressiva são:
França, Itália e Portugal.
Itália, Espanha e Bélgica.
Alemanha, Itália e Espanha.
Inglaterra, Alemanha e Suíça.
Respostas
Resposta:
Inglaterra, Alemanha e Suíça.
Explicação:
fiz e acertei
Inglaterra, Alemanha e Suíça foram alguns dos países onde o protestantismo conseguiu avançar mesmo com as reações da Igreja Católica, como a citada por Émile Durkheim: a criação da Ordem dos Jesuítas.
O Ordem dos Jesuítas
Apesar de Émile Durkheim, no excerto citado, se referir a uma das facetas da Ordem dos Jesuítas, ela não se resumiu ao combate do protestantismo.
Extinta em 21 de julho de 1773 pelo papa Clemente XIV, com este cedendo a pressões políticas de governantes que temiam o crescente poder da Ordem, a Igreja a Companhia de Jesus ou Ordem dos Jesuítas teve grande influência em várias partes do mundo.
Vejamos algumas de suas contribuições à história:
- Propagação, muito além da fé, mas também da educação por toda a a terra - do Tibete ao Brasil.
- Seus centros de ensino educaram filósofos como René Descartes.
- Em volta do pátio de seus colégios nasceram grandes cidades como São Paulo.
- Mesmo extinta no século XVIII, a Companhia de Jesus não apenas sobreviveu, mas também chegou ao mais alto cargo da Igreja Católica com o jesuíta argentino Jorge Bergoglio, o Papa Francisco.
Também é importante ressaltar que apesar de didaticamente se falar que a Ordem dos jesuítas foi criada pela Igreja Católica, na realidade, ela foi incorporada pela Igreja, e não uma produção da Igreja.
Em 1534, Iñigo López de Loyola (mais tarde conhecido como Inácio, o idealizador do início das ideias Jesuítas), ex-soldado ferido em batalha, mais seis companheiros, decidiram dedicar sua vidas seguindo extritamente os preceitos de Cristo, prestar votos de pobreza, obediência à Igreja e celibato - e combater em favor de seu nome.
Na época, havia o domínio Otomano em Jerusalém. Não conseguindo embarcar para a guerra, se apresentaram ao papa, para servirem no que pudessem em favor da Igreja.
Não podendo se dar ao luxo de desprezar mão de obra tão inspirada e capacitada, após consultar cardeais e fazer uma votação, a proposta da nova ordem foi aprovada pelo papa Paulo lll em 27 de dezembro de 1540.
Então, estava criada a Ordem dos Jesuítas - ou seja, a Igreja não pediu apoio, foi-lhe dado apoio voluntário de sete homens, uma Ordem que porteriormente cresceu com apoio mútuo, saindo do número de aproximadamente mil voluntários na data da morte de Loyola, a aproximadamente 17.000 menos de um século depois.
É necessário analisar com muito cuidado questões que envolvam ao mesmo tempo religiosidade e história, para não cairmos nos clichês e lugares comuns das dicotomias "bom" versus "mau", "santo" versus "pecador".
Como estudantes, devemos conduzir nossas pesquisas de forma objetiva e imparcial, de modo que no futuro, possamos colher os frutos das conversas e ações de hoje, e quem saber termos uma sociedade mais igualitária e acolhedora, com menos dedos apontados a este ou aquele ponto de vista.
Mais sobre Jesuítas aqui https://brainly.com.br/tarefa/39270266
#SPJ2