Em sua totalidade (M1, M2, M3 e M4), os agregados monetários abrangem: Escolha uma: a. Os depósitos em conta corrente e na caderneta de poupança. b. Os depósitos feitos na caderneta de poupança e as aplicações financeiras. c. O dinheiro que temos na carteira, os depósitos na conta corrente e na caderneta de poupança, além das outras aplicações financeiras. d. O dinheiro que temos na carteira e os depósitos na conta corrente. e. Os depósitos em conta corrente e as aplicações financeiras.
Respostas
c. O dinheiro que temos na carteira, os depósitos na conta corrente e na caderneta de poupança, além das outras aplicações financeiras.
Explicação:
Categorias de agregados monetários
Cada país possui a sua própria definição do que entra em cada categoria, mas no geral, os agregados monetários tendem a ser ordenados em função da sua liquidez. No Brasil, o Banco Central classifica os agregados monetários da seguinte maneira:
M1
Essa categoria pode ser chamada também de base monetária. Ela é formada pelos ativos de altíssima liquidez, que podem ser usados como meio de pagamento, e também pelos depósitos bancários de liquidez imediata, que não sofrem remuneração.
M2
Essa categoria compreende todo o M1 mais os depósitos a prazo remunerados, que são depositados nos bancos. O maior exemplo desse tipo de depósito seriam os CDBs.
M3
Essa categoria compreende todo o M2 somando ainda as captações realizadas por fundos de renda fixa de alta liquidez (fundos D0) e pela carteira de títulos registrados na Selic (como as operações compromissadas lastreadas em títulos públicos federais).
M4
Essa categoria compreende todo o M3 e acrescenta ainda os títulos públicos federais, como por exemplo, os que são negociados no Tesouro Direto.
O conceito de agregados monetários é bastante utilizado no mercado de capitais e ele compreende a moeda e outros ativos financeiros de alta liquidez, que podem ser facilmente convertidos em dinheiro. Eles são monitorados e controlados pelo Banco Central e são muito utilizados para medir o nível de preços de uma economia como um todo.
Fonte: ParMais (2019)
Resposta:
c. O dinheiro que temos na carteira, os depósitos na conta corrente e na caderneta de poupança, além das outras aplicações financeiras.
Explicação:
CORRIGIDA AVA