Explique aqui um dos fatores que aprendeu sobre o motivo dos produtos consumíveis da indústria aumentarem de preço
Respostas
Resposta:omprar alimentos básicos para abastecer a casa está custando caro para os brasileiros. Arroz, leite longa vida e óleo de soja já acumulam altas de cerca de 20% este ano, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento muito superior ao avanço da média dos preços da economia. Na análise de especialistas, três fatores justificam o aumento dos preços: entressafra de produtos; comportamento do dólar, que torna o produto brasileiro mais competitivo fora do País, incentivando as exportações; e a injeção de R$ 50 bilhões por mês para pagamento do auxílio emergencial devido à pandemia do novo coronavírus.
De janeiro a agosto de 2020, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,7%, e em agosto, o grupo de alimentos e bebidas avançou 0,78%, mais do que a taxa do ano inteiro. Por conta da alta nos preços, o Governo Federal decidiu na última quarta-feira zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano. A ideia é evitar uma escalada inflacionária.
A alíquota de importação para países fora do Mercosul é de 12% para o arroz e 8% para soja e milho. Dentro do bloco, a tarifa é zero. O aumento de preços também vem ocorrendo pelos varejistas como resposta ao represamento de produtos pelos agricultores. Segundo técnicos do governo, o setor vem fazendo estoque para elevar o preço dos produtos.
Explicação: