Sobre a escravidão negra e sua relação com o período colonial do Brasil podemos afirmar: *
a) A substituição da escravidão indígena pela africana vai ser a principal forma de estimular o novo modelo de escravidão surgido com a presença dos portugueses no continente africano, tratando-se de uma verdadeira indústria da escravização, responsável pela maior migração forçada da história.
b) A substituição da escravidão indígena pela africana vai ser a principal forma de estimular o novo modelo de escravidão surgido com a presença dos portugueses no continente africano, desenvolvendo pela primeira vez o continente africano, até então ocupado por povos primitivos e sem conhecimento científico.
c) A substituição da escravidão indígena pela africana vai ser a principal forma de estimular o desenvolvimento do continente. Desde muitos anos os negros já se escravizavam na África, sendo essa uma prática comum até os dias de hoje. A Escravidão também era uma oportunidade de emprego para os desempregados do continente africano.
d) A substituição da escravidão indígena pela africana vai ser a principal forma de estimular o desenvolvimento do continente, sendo a escravidão uma mentira inventada para vitimizar o negro, que foi o verdadeiro responsável pela sua escravidão.
Respostas
Explicação:
participação dos negros no Brasil Colonial aconteceu a partir do momento em que a experiência colonial portuguesa estabeleceu a necessidade de um grande número de trabalhadores para ocuparem, em princípio, as grandes fazendas produtoras de cana-de-açúcar. Tendo já realizada a exploração e dominação do litoral africano, os portugueses buscaram nos negros a mão de obra escrava para ocupar tais postos de trabalho.
Foi daí que se estabeleceu o tráfico negreiro, uma prática que atravessou séculos e forçou diversos negros a saírem de seus locais de origem para terem seus corpos escravizados. Além da demanda econômica, a escravidão africana foi justificada pelo discurso religioso cristão da época, que definiu a experiência escravocrata como um tipo de “castigo” que iria aproximar os negros do cristianismo.