• Matéria: Pedagogia
  • Autor: EADUnivesp
  • Perguntado 4 anos atrás

1.1. Durante a Antiguidade, na Grécia, surgiu uma forma de governo caracterizada pela participação dos cidadãos nas decisões de interesse comum. Aponte a alternativa que informa qual a cidade-estado onde surgiu e qual o nome dessa forma de governo:
Corinto – Tirania.
Tebas – Democracia.
Esparta – Monarquia.
Siracusa – Aristocracia.
Atenas – Democracia.

1.2. Para o historiador Philippe Ariès, a infância é uma produção histórica e, por isso, as crianças são percebidas e compreendidas de forma diferente ao longo da história. Segundo a sua tese até fins da Idade Média e início da Idade Moderna, na Europa:
as crianças eram o centro do processo educativo, pois interessava aproveitar de sua educabilidade para formar adultos plenos.
as crianças eram seres especiais, dependentes de cuidados e atenção para desenvolverem plenamente suas capacidades.
as crianças eram naturalmente virtuosas, ingênuas e carentes de proteção para o seu bom crescimento moral.
as crianças eram consideradas especiais, com forte potencial educativo que só poderia ser desenvolvido em escolas por mestres preparados.
As crianças eram vistas como adultos incompletos, pois ainda não estavam plenamente formados.

1.3. A Idade Média é um período cronologicamente longo, iniciado com as invasões que desestabilizaram o Império Romano do Ocidente no século V d. C. Com a queda desse império, uma instituição conseguiu sobreviver e expandir sua influência nos séculos seguintes, dominando inclusive a educação formal e, por essa via, a escola. Sobre a educação na Idade Média, podemos afirmar que:
Imagem sem legenda
V, V, F, V.
V, V, V, V.
F, F, V, V.
V, F, F, F.
F, F, F, V.

1.4. O período que entendemos como Idade Moderna é marcado, do ponto de vista da história das ideias pedagógicas, por uma renovação no pensamento educacional em comparação com as tradições filosóficas e educativas medievais. Como explica João Palma, o “século XVII marca o surgimento da pedagogia realista que estabelece um momento de transição entre a pedagogia do renascimento e a pedagogia iluminista do século XVIII. A pedagogia realista é fortemente influenciada pelo empirismo de Francis Bacon e pelo racionalismo de Descartes. Também sofre a influência do movimento científico da época, liderado por Galileu e Kepler, sem mencionar a profunda revolução causada pela teoria heliocêntrica elaborada por Nicolau Copérnico, ainda no século XVI” (PALMA FILHO J. C. A educação através dos tempos. ̧̃: História da Educação. São Paulo: Unesp, 2003, p. 4).
Imagem sem legenda
V, V, V, V, F.
F, F, F, V, V.
F, F, V, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, V, V, V.

2. As concepções pedagógicas da modernidade, em geral, foram elaboradas e dadas a conhecer entre os séculos XVII e XVIII. Na qualidade de autores de ideias inovadoras em matéria de educação, é possível destacar nomes como Comenius, Locke e Rousseau, entre outros. Em vista das novas propostas para época moderna quanto ao modo como o ser humano aprendia e, por extensão, deveria ser ensinado, descreva as principais ideias de Comenius que propunham a renovação da escola e das formas de ensinar.


3. A escola pública de estado no Brasil foi fundada no século XIX a partir da consolidação Brasil como estado nação independente em 1822. A primeira Constituição brasileira, de 1824, definiu que alguma educação pública seria oferecida aos cidadãos brasileiros e o Ato Adicional de 1834 determinou que as províncias tinham autoridade para legislar sobre instrução elementar, o que, na prática, equivalia a transferir para essas mesmas províncias a responsabilidade por oferecer o equivalente ao ensino primário. Com a República, essa situação não se altera, pois a Constituição republicana manteve a responsabilidade pela educação primária para os estados. Ao longo de toda a história da educação da Primeira República esse quadro pouco se altera. Por outro lado, a partir da Revolução de 1930 e pelos períodos posteriores, há uma série de reformas e movimentações no campo da educação que estabeleceram mudanças e produziram expansões da educação pública em função, entre outras razões, do crescimento da população e das demandas por força de trabalho especializada provocadas pela industrialização, por exemplo. Em vista dessas questões, demonstre as principais características de algumas das reformas da educação realizadas durante a Primeira República até o final do Estado Novo, em 1945.

Respostas

respondido por: michelebonfim0007
8

Resposta: 1.1 Atenas – Democracia.

Explicação: vídeo aula primeira semana

1.2 As crianças eram vistas como adultos incompletos, pois ainda não estavam plenamente formados.

vídeo aula primeira semana


tarcillateles: 1.3 São todas verdadeiras - resposta nos slides da semana 1
EADUnivesp: obrigado!!!
gicaminhavida: Alguém conseguiu responder a 1.4?
tigabis: estou pesquisando ainda
EADUnivesp: Disseram em outro post que a 1.4: todas são verdadeiras
10525hsadg: a 1.4 acho que é VVVVF
saahsanchez: eu que fiz a pergunta, mas a menina só colocou um V
tarcillateles: 1.4 VVVVF
EADUnivesp: Não, querida! To falando do MEU OUTRO POST.... la que disseram isso!
EADUnivesp: Alguem tem alguma ideia da 2 e 3? Algum norte?
Perguntas similares