O cinco-estrelas paulistano mexeu com a pessoa errada. Além de especializada em danças de origem africana, Dunham era antropóloga e ativista social nos Estados Unidos — orgulhosa, portanto, de sua pele negra. A denúncia de racismo caiu no país como uma bomba. Primeiro, por ter partido de uma estrela de renome internacional. Depois, porque o Brasil se julgava o mais perfeito exemplar de democracia racial. O Correio Paulistano classificou o episódio de "revoltante incidente". O Jornal de Notícias, de "odioso procedimento de discriminação". Para o sociólogo Gilberto Freyre, autor do clássico livro Casa Grande e Senzala, aquele "ultraje à artista admirável" fazia o Brasil "amesquinhar-se em sub-nação"."
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
O termo cinco-estrelas se refere ao
hotel.
Podemos identificar em trechos do texto que a antropóloga e ativista social Dunham, ficou extremamente comovida e sobretudo incomodada com a situação de discriminação racial, envolvendo o luxuoso hotel da região paulistana.
No ocorrido, o hotel se recusou a hospedar Dunham, após saber que se tratava de "uma mulher de cor".
Tanto o Correio Paulistano quanto O Jornal de Notícias classificaram a situação como revoltante e odioso.A partir desta situação as leis antirracismo foram estabelecidas no
Brasil.
Explicação:
espero ter ajudado
YzaSiilva:
Ao hotel
respondido por:
17
Resposta:
A- ao hotel
Atividade do CMSP
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás