Como você explicaria o fato de ser possível fotografar atualmente a nebulosa de Granchio , se ela explodiu no ano de 1054???
Respostas
respondido por:
7
Oi Isa. Pra responder à sua pergunta tenho que te explicar um pouco de física. Pois bem, quando olhamos o celular estamos vendo a luz que sai do celular e vai direto pro seu olho, concorda? Concorda então que se essa luz sai do seu celular e vai até seu olho, ela vai demorar um tempo não é? acontece que a luz é tão veloz que não percebemos o caminhar dela para coisas que estão perto, porém quando olhamos para uma nebulosa como essa de quase 1000 anos-luz que dão trilhões de kilometros de distância, a luz acaba demorando um tempo pra chegar a nós. Portanto, o que vemos é o passado dela, uma luz que passou mil anos vagando no espaço até chegar onde estamos. Daí vem o termo anos-luz: é a quantidade de distância que a luz leva pra correr em um ano.
Espero ter sido útil pra você.
respondido por:
3
A nebulosa de Granchio começou a emitir os raios de luz de sua explosão em 1054, mas por se localizar a muitos anos-luz da terra, a mensagem (ou os raios) só chegaram agora na terra, já que a luz viaja a 300.000km por segundo no vácuo, e a distância entre a terra e a nebulosa (que neste momento, muito provavelmente não é mais nebulosa) é grande o suficiente para os raios chegarem aqui 962 anos depois
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás