Respostas
Durante um longo período conhecido como idade média na Europa, mais precisamente no séc V ao séc XIV, as relações de trabalho e as condições de sobrevivência dos Homens estavam voltadas para o campo, onde nobreza e os senhores feudais detinham o domínio de grande parte das terras medievais. o monopólio estava em poder da Igreja Católica, e impedia o avanço da educação e ciência na época.
Agricultura de subsistência, imobilidade social, teocentrismo são alguns aspectos da idade média.
Tinha-se uma concepção na época que, quem nascia nobre era nobre a vida toda, e quem nascia camponês era camponês a vida toda. A desigualdade social prevaleceu quase dez anos, dando fim a idade média apenas no séc XVI com a Reforma e Contrarreforma.
Isso na idade média,
No Brasil:
Na colonização o Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias, quinze ao todo, comandadas por senhores de engenho como eram conhecidos os (Barões). Com a finalidade de comandar um país gigantesco, Portugal então, com o domínio de um país grande e comandando de fora, não estava obtendo sucesso. Implanta-se então as Capitanias, contudo elas também não deram muito certo sabe, muitas revoltas, fugas de escravos e um retorno pequeno.
Foi um breve resumo, a importância é que foi das capitanias que tudo começou no Brasil.
Espero ter ajudado.