Respostas
Resposta:
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos. Deste modo, o filósofo afirma ser possível alcançar uma verdade que não seja passível de dúvidas.
O objetivo do método cartesiano
A filosofia da Idade Moderna foi marcada pelo protagonismo do homem em relação ao conhecimento da natureza. Antes, os problemas filosóficos eram, em geral, focados na explicação do ser das coisas, enquanto os modernos se voltam para o sujeito e sua capacidade de conhecer as coisas da natureza por si só.
Conhecido como “pai da filosofia moderna”, Descartes procurou enfatizar a capacidade humana de construir o caminho do conhecimento por meio de sua própria razão. Por isso, é considerado um racionalista. O filósofo desenvolveu seu método baseado nas peculiaridades da matemática, cujo caráter é inteiramente inteligível, baseado na ordem e na medida das coisas.
Espero ter ajudado