• Matéria: História
  • Autor: anakarolinasilvamart
  • Perguntado 4 anos atrás

AO PASSO QUE A CONSTITUIÇÃO DE 1934, DAVA GARANTIAS A LIBERDADE E AOS DIREITOS DOS CIDADÃOS, A CONSTITUIÇÃO DE 1937, AMPLIAVA OS PODERES DO PRESIDENTE, DANDO DIREITO A GETÚLIO VARGAS A INTERVIR NOS PODERES, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.
NA SUA OPINIÃO, ANALISANDO A CONSTITUIÇÃO DE 1934 E A CONSTITUIÇÃO DE 1937, QUAL A CONSTITUIÇÃO QUE DEU MAIS LIBERDADE E DIREITOS AOS CIDADÃOS? ​

me ajudem pf é urgente

Respostas

respondido por: porcostefanigmailcom
0

Resposta:

De novembro de 1933 a julho de 1934 o país viveu sob a égide da Assembléia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar a nova Constituição brasileira que iria substituir a Constituição de 1891. Foram meses de intensa articulação e disputa política entre o governo e os grupos que compunham a constituinte.

DA REDAÇÃO

Com a promulgação da Constituição de 1934 chegou ao fim o chamado governo provisório, instaurado com a vitória da Revolução de 1930. A nova Constituição, elaborada por uma Assembléia Nacional Constituinte, introduziu no país uma nova ordem jurídico-política que consagrava a democracia, com a garantia do voto direto e secreto, da pluralidade sindical, da alternância no poder, dos direitos civis e da liberdade de expressão dos cidadãos. Particularmente para as mulheres, a Constituição de 1934 representou uma enorme conquista: pela primeira vez foi concedido a elas os direitos de votar e serem votadas. Três anos depois da sua promulgação, a constituição mais moderna do país foi abolida por Getúlio Vargas em uma tentativa de manter-se no poder. Após esse episódio, Vargas instaurou a ditadura, conhecida como Estado Novo.

Explicação:

espero ter ajudado!!

Perguntas similares