• Matéria: História
  • Autor: rthiago202
  • Perguntado 4 anos atrás

descreva a reorganização politica, econômica, social e religiosa dos incas

Respostas

respondido por: diogomota3278
0

Resposta:

A civilização inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade mais alta era ‘o inca’. O estado inca foi dividido em quatro e cada um era responsável por um ‘Tucuy Ricuy’, que atuava como governador do referido território.

a) O Inca : Era a autoridade mais alta do império. Os imperadores receberam uma origem divina e títulos como “Sapa inca” (divino inca).

b) O conselho imperial : Era a entidade máxima dedicada inteiramente aos conselhos dos Incas. Era composto por 8 pessoas.

c) Os governadores deles (Suyuyuq) : Havia quatro governantes próprios.

d) O príncipe herdeiro (Auqui) : A tradição dos ‘Auqui’ foi estabelecida por Pachacutec, fundador de Machu Picchu. Seu filho Túpac Yupanqui foi o primeiro ‘auqui’.

e) O sumo sacerdote (Willaq Uma) : Ele governou as cerimônias religiosas com os incas.

f) Os amautas (Hamawt’a) : Sábios que prepararam a elite Inca.

g) O general do exército imperial (Apuskipay) : Ele comandou as tropas durante as guerras.

Organização social inca:

A sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.

a) Realeza

Realeza Inca – Formada pela família nuclear dos Incas: o auqui (filho), a coya (esposa).

La panaca real – Parentes da linha de frente dos incas (primeiras gerações de cada panaca).

b) Nobreza

Nobreza Sanguínea – Membros remanescentes das panacas (parentes).

Nobreza de privilégios – Pessoas que se destacavam por seus serviços (sacerdotes, acllas, altos chefes).

c) as pessoas

Ayllu Hatun Runa – O povo em geral (camponês).

Mitimas – Grupos transferidos para colonizar novas regiões, ensinando aos povos novos costumes.

Yanaconas – Servos do Inca e do Império. Muitos deles eram prisioneiros.

Economia:

Os incas baseavam suas atividades econômicas na agricultura e pecuária. Os principais produtos foram batata, quinoa, milho, ganso, tomate, batata doce e folha de coca. Os animais que foram domesticados foram a lhama, a alpaca e o porquinho-da-índia. Embora a moeda de troca não existisse, eles usaram a troca como um sistema de troca de produtos.

a) Agricultura – Era a maneira pela qual eles trabalhavam a terra por um método em que as tarefas agrícolas eram realizadas por meio de ajuda comunitária mútua.

b) Pecuária – os incas domesticavam aves domésticas, caçavam aves silvestres e também pescavam, mas foram a lhama e a alpaca, camelídeos que desempenharam um papel importante em sua economia. Eles eram usados como animais de carga, como fonte de lã e como alimento.

c) Comércio inca – baseou-se na troca de produtos entre as diferentes regiões do império. O peixe seco chegou da costa à cordilheira dos Andes, pela rede de estradas incas. Da mesma forma, os habitantes do litoral receberam produtos agrícolas dos Andes.

Religião inca

A religião marcava a vida e a cultura inca. Adoravam diversos deuses, que em geral eram associados a elementos da natureza, como o sol, a lua, o rio, a chuva etc.

As divindades recebiam oferendas, inclusive sacrifício humano, e esperavam dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc. Em homenagem a Inti, o deus Sol, foi construído um grande templo em Cusco, no Peru.

Explicação:

espero ter ajudado, acho que vc consegue fazer um resumo melhor disso tudo!

Perguntas similares