A primeira constituição republicana, criada em 1891, promoveu várias mudanças no sistema político brasileiro. Uma delas foi a exclusão do critério censitário, previsto na constituição de 1824 para determinar quem tinha defeito ao voto. Essa mudança, porém, não significou ampliação da participação política. Explique por que isso ocorreu .
Respostas
Só podia votar quem possuía certa renda. A nova lei proibia o voto dos analfabetas, mendigos, soldados membros de ordem religiosa, também excluía mulheres. As leis eram marcadas por fraudes e pela violência. As pessoas eram obrigadas a marcar seu voto diante dos mesários, muitos dos quais obedeciam as ordens dos chefes políticos locais.
Isto ocorreu pois, apesar de excluído o critério censitário (ou seja, de renda, excluindo sumariamente os mais pobres), foram mantidos os critérios do nível de escolaridade e de gênero.
Como ainda era necessário ser alfabetizado para votar, e a maioria das pessoas pobres do país não tinha acesso a educação, continuava sem poder votar, já que este critério continuava a excluí-las do processo.
Do mesmo modo, todas as mulheres, independente da renda, classe social ou nível de educação, também não podiam votar, de modo que a esmagadora maioria da população continuava excluída da política.
Mais sobre direito ao voto em:
https://brainly.com.br/tarefa/5312718