Narizinho, de ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, completa 100 anos Com Lúcia Encerrabodes de Oliveira, Monteiro Lobato deu início, há 100 anos, a uma das mais famosas coleções da literatura brasileira infantojuvenil – o "Sítio do Pica-Pau Amarelo". Lúcia é o nome de batismo da personagem que seria lembrada pelo apelido de Narizinho, neta de Dona Benta, dona da boneca Emília e protagonista de várias aventuras que marcaram gerações, na forma de livro e também na televisão. Publicado em dezembro de 1920, o livro "A Menina do Narizinho Arrebitado" foi pioneiro em diversos aspectos. Além de participar dos movimentos iniciais da literatura infantojuvenil no país, ela marcou época ao se tornar a primeira personagem principal feminina brasileira da literatura voltada para crianças. Antes, é bom que se diga, até da espevitada Emília, que só teria o nome estampado no título em 1934. [...] O tema desse texto é
ds111:
C)
Respostas
respondido por:
55
Resposta:
O centenário da criação de uma personagem de Monteiro Lobato.
Explicação: No texto diz: Monteiro Lobato deu início, há 100 anos, a uma das mais famosas coleções da literatura brasileira infantojuvenil – o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. E em seguida conta a criação da personagem Narizinho.
centenário significa que algo tem exata ou aproximadamente 100 anos, o tema do texto é os 100 anos da criação do personagem Narizinho.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás