1. Alguns autores chamaram de “milagre grego" a passagem da mentalidade mitica para o pensamento crítico racional e filosófico. Outros estudiosos, porém, criticam essa visão simplista e afirmam que a filosofia na Grécia não foi fruto de um salto, de um “milagre" realizado por um povo privilegiado, mas o coroamento de um processo gestado ao longo do tempo. Inventada pelos gregos por volta do século VI a.C., a Filosofia é resultado da confluência de diversos fatores históricos. Cite ao menos dois desses fatores originários.
Respostas
Resposta: Essa é um pouquinho longa, mas vou tentar resumir.
Essas teses fazem duas pautas extremistas: a primeira afirma que a Grécia trouxe do Oriente todos os conteúdos da cultura, e assim, seria ela destituída de originalidade maior, mesmo em relação à Filosofia.
E a segunda tese faz o elogio do milagre grego e defende a independência do gênio helênico, considerando-o uma espécie de produto exótico dentro do panorama “bárbaro” dos povos antigos.
Explicação:
Resposta:
1º- período pré-socrático, quando a filosofia ocupou-se principalmente com a origem e o devir do cosmos; 2º- período socrático ou clássico, através das ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles houve a sistematização dos pensamentos, 3º- período pós-socrático, de grande desenvolvimento da cultura helênica, no qual se abandonou as grandes questões metafísicas anteriores.
Explicação:
corrigido pelo ava