Sabemos que os níveis de adrenalina circulantes na corrente sanguínea influenciarão diretamente no controle dos batimentos cardíacos. Uma das funções do hormônio da adrenalina no sistema cardiovascular e no trabalho do coração é aumentar a ativação do mesmo quando exigido por alguma circunstância de estresse. No caso do músculo cardíaco, a adrenalina vai se ligar ao receptor beta que fará o papel de ‘segundo mensageiro’ dentro do cardiomiócito.
Assinale a alternativa CORRETA quanto a uma das consequências da ligação da adrenalina ao segundo mensageiro no músculo cardíaco.
A) Fechamento das bombas de potássio (K+) e a abertura das bombas de sódio (Na+).
B) Repolarização da membrana plasmática por conta do aumento no AMP cíclico.
C) Abertura das bombas de potássio (K+) e fechamento das bombas de sódio (Na+).
D) Saída do cálcio de dentro da célula com o fechamento dos canais.
Respostas
Resposta:
O sistema endócrino é constituído por diversas glândulas capazes de sintetizar hormônios. Entre as glândulas desse sistema, podemos citar a suprarrenal, também conhecida como glândulas adrenais, que é responsável pela produção de várias substâncias, como a adrenalina.
A adrenalina, também chamada de epinefrina, é um hormônio neurotransmissor produzido e estocado pela medula da suprarrenal que é liberado após estímulos de terminações nervosas. Ela foi isolada pela primeira vez em 1900, no Japão, pelo bioquímico Jokichi Takamine com a assistência técnica de Keizo Uenaka.
Esse hormônio pertence a uma classe de compostos denominados catecolaminas e é formado pelo aminoácido tirosina. O termo catecolaminas está associado à presença de um grupamento amino ligado a um anel aromático que possui dois grupamentos hidroxila ligados em posição orto, o que se assemelha a uma molécula de catecol.
Normalmente a adrenalina é liberada na corrente sanguínea em situações de estresse e excitação. É comum que nessas situações as pessoas comecem a apresentar taquicardia, sudorese e dilatação das pupilas, respostas conhecidas como reações do tipo luta ou fuga. Entre as ações da adrenalina no corpo, podemos citar:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Aumento da frequência cardíaca;
→ Aumento da força de contração ventricular;
→ Constrição arteriolar na pele e na região abdominal;
→ Dilatação arteriolar no músculo esquelético;
→ Liberação de ácidos graxos do tecido adiposo;
→ Estimulação da quebra do glicogênio e da gliconeogênese (produção de glicose a partir de precursores não glicídicos), desencadeando a liberação de glicose na circulação.
Em razão de suas ações no sistema cardiovascular e no metabolismo, a adrenalina é usada no tratamento de vários problemas de saúde, sendo encontrada em anestesias e remédios para dor. Entre as indicações do uso de adrenalina, podemos citar a síndrome vasoplégica (uma complicação que ocorre após cirurgias cardíacas), broncoespasmo (contração da musculatura dos brônquios) e choque anafilático, que é uma grave reação de hipersensibilidade.
Espero ter te ajudao
Resposta:A
Explicação: