Respostas
Resposta:
Dança típica do estado do Pará
O carimbo é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.
O carimbo do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.
História. É difícil afirmar com exatidão onde surgiu o ritmo, disputam a localidade de Marapanim e a Ilha de Marajó. Sabe-se que originalmente é um ritmo criado no século XVII por índios tupinambás, influenciado por negros africanos (ex-escravos) da região nordeste do estado do Pará.
O carimbo, com seus instrumentos, dança e música, é resultado da fusão de influências das culturas indígena e negra. Além da parte cultural, uma característica importante do carimbo é a forma de organização e reprodução social que reúne catimbozeiros nas atividades do dia a dia e celebrações religiosas.
Explicação:
Bom na minha opinião o carimbo é para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará. A manifestação traz em seu bojo as influências culturais indígenas, africanas e portuguesa.