Leia o texto a seguir:
“A pandemia que ficou conhecida como Peste Negra assolou a Europa durante o século XIV. Considerável parte da bibliografia sobre a Idade Média dedica poucas páginas aos fenômenos relacionados a esse terrível fato, que marcou profundamente o Ocidente, produzindo representações e símbolos que permanecem nos nossos dias. Segundo os cronistas, poucos acontecimentos foram trágicos como a doença que, por volta de 1347-1350, teria sido a causa do desaparecimento de um terço da população europeia.
1. A Peste Negra era transmitida de que forma? *
1 ponto
a) Através da picada do mosquito Aedes Aegypti que chegou à Europa a partir das caravanas de comércio oriundas do norte da África. Como não havia conhecimento sobre essa nova doença, ela se espalhou pelo continente matando milhares de pessoas.
b) O agente biológico causador da pandemia foi transmitido inicialmente aos humanos por ratos e pulgas. A falta de higiene pessoal e de saneamento básico contribuíram para a proliferação da peste em praticamente todo o território europeu.
c) A Peste era chamada de “Negra” por ter se disseminado na Europa através da grande migração de negros africanos durante o século XIV para o território europeu.
d) A explicação mais correta para a Peste é metafísica, ou seja, foi consequência da ira divina sobre os homens. Deus enviou a peste para castiga-los e alertá-los sobre os erros que a humanidade estava cometendo, como, por exemplo, as inovações técnicas agrícolas.
Fome e falta de higiene colaboraram para uma terrível epidemia, “a grande peste” ou “peste negra” atingisse toda Europa, desde Portugal até a Rússia. A peste era transmitida por pulgas que picavam os ratos, e depois, os seres humanos. Calcula-se que, entre 1347 e 1350, a grande peste matou cerca de um terço da população europeia. Maior que essa doença só o medo causado por ela. Houve casos em que a população abandonou sua cidade só por ouvir dizer que a peste vinha chegando.
2. Podemos apontar como consequência da pandemia conhecida como “Peste Negra”: *
1 ponto
a) Acentuado declínio do feudalismo. Enfraquecimento da nobreza, milhares de pessoas morreram devido a pandemia, que assolou todas as classes sociais. A fome se alastrou pela Europa, provocando revoltas sociais em vários locais.
b) Houve o fortalecimento da Igreja Católica em todo o território europeu, pois era a única instituição que acolhia os camponeses desesperados pela expansão das doenças. Para se proteger da pandemia as famílias passaram a viver nas igrejas, fortalecendo assim o poder dos padres e bispos.
c) A abundância de alimentos, uma vez que a pandemia dizimou um terço da população europeia, com menos pessoas no continente houve uma maior oferta de alimentos e consequentemente os preços diminuíram. A população mais pobre tinha, portanto, acesso à comida.
d) Fortalecimento dos senhores feudais. Quando a pandemia começou a se alastrar pela Europa, os senhores feudais impediram a circulação de pessoas entre os feudos, garantindo assim que a pandemia não se alastrasse e ao mesmo aumentou seu poder sobre os servos.
Respostas
respondido por:
1
A resposta da 1 é a opção B
itachiuchihaaa:
E a 2 poxaaa
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás