Respostas
Resposta:
As metodologias ativas surgiram para que o modelo tradicional de ensino seja repensado com o intuito de inovar o conceito de relação entre professor e aluno. São novas formas de abordar o ensino-aprendizagem com o aluno como principal agente de construção do conhecimento.
O que são metodologias ativas?
O nosso sistema atual de ensino ainda é muito focado nos alunos receberem o conteúdo de forma passiva (que acaba virando uma grande “decoreba” de assuntos que muitas vezes eles não usarão para nada na vida).
Ao invés de um modelo focado em desenvolver habilidades, competências e autonomia das pessoas de aprenderem por conta própria.
Dessa forma, surgem as metodologias ativas para mudar a perspectiva do ensinar (centrado na figura do professor) para a perspectiva do aprender (centrada no aluno).
Tornando o professor como um grande mentor do aprendizado ao invés de ser o único detentor do conhecimento.
Características
Participação ativa dos alunos no contexto de sua aprendizagem.
Percepção do papel do professor como facilitador efetivo e mediador do conhecimento.
Conteúdo em linguagem mais próxima dos alunos.
Além disso, Teóricos como Dewey (1950), Rogers (1973), Novack (1999) e Freire (2009), enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação tradicional e focar a aprendizagem no aluno, envolvendo-o, motivando-o e dialogando com ele.
Explicação: