Um dos temas polêmicos debatidos em vários grupos no século XXI são as questões relacionadas aos aspectos étnico- racial. A primeira legislação específica de combate ao racismo tem mais de 50 anos: é a lei Afonso Arinos, de 1951,promulgada durante o governo Vargas, que tornava o racismo uma contravenção.
Algumas políticas afirmativas neste sentido, são as cotas para universitários e ações de combate ao preconceito racial.
No Brasil, o racismo é atualmente:
a)Apenas objeto de estudo, já que as estatísticas demonstram que os aspectos étnicos (como cor ou raça) e os aspectos sociais relativos a divisão de classes foram extintos na sociedade brasileira, que oferece igualdade sem restrições.
b)Uma lembrança do passado quando ainda existiam enormes desigualdades sociais entre brancos e negros, refletidas em diferenças salariais e no acesso à educação. Desigualdades que hoje se configuram como totalmente superadas.
c)A revelação de como uma sociedade enfrenta e responde questões que envolvem diferenças étnicas e sociais, não caracterizando o racismo como crime.
d)Não existe na sociedade brasileira, uma vez que não há mais nenhuma forma de desigualdade na prática.
e)Especificado como crime em qualquer esfera, inclusive nas relações trabalhistas, sendo proibido o tratamento diferenciado no ambiente de trabalho e, em especifico, o uso da raça ou da cor como critérios para justificar diferenças salariais ou para o
processo de recrutamento.
por favor preciso com urgência
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Explicação:
Item E....
respondido por:
1
Resposta:
letra E
Explicação:
corrido pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás