5 - O crescimento da população urbana mundial criou vários problemas em escalas diferentes nos
principais grupos de países. Diferencie os processos de urbanização que ocorreram nos países
desenvolvidos e subdesenvolvidos, destacando a proporção dos problemas urbanos apresentados em
cada grupo de países.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A urbanização nos países desenvolvidos foram realizadas gradativamente. Se olharmos a Europa temos um processo, por muitas vezes, fragmentado, como nas grandes cidades do Império Romano, ou na Grécia antiga, na Idade média com os Burgos (cidades muradas), passando para as cidades Industriais no século XIX. Importante notar que as cidades industriais do século XIX eram cidades com condições de vida péssimas, principalmente pelos trabalhadores das fábricas que viviam em situações precárias. Ao término da segunda guerra mundial, com a política de estado de bem estar social possibilitou a melhoria de vida da população. Hoje em dia, um grande problema são os fluxos migratórios que superlotam os sistemas públicos locais, além das crises econômicas que interfere no poder de consumo das famílias.
Nos países subdesenvolvidos, a urbanização foi feita de maneira incompleta. Os planos urbanísticos não contemplavam os territórios periféricos, fazendo com que as próprios trabalhadores produzissem sua habitações e seus bairros, surgindo as favelas e os bairros populares.
Com a política de mobilidade focada na motorização, para atrair as indústrias automobilísticas, tornou a cidade esparsas com grandes vazios urbanos, focados na especulação imobiliária.
Hoje as cidades dos países subdesenvolvidos carecem de infraestrutura básica, como falta de rede de esgoto, transportes públicos deficitários, e aumentando a segregação socioespacial. Outro elemento importante é a gentrificação, processo de exclusão dos pobres das regiões com melhoria de infraestrutura
ESPERO TER AJUDADO