• Matéria: Química
  • Autor: pedrohenriqueda1
  • Perguntado 9 anos atrás

COMO as ciencias da natureza ajuda no desenvolvimento da humanidade ?
(quero uma resposta de no minimo 20 linhas)

Respostas

respondido por: alsm62660
2
Boa tarde.
Nesse pequeno texto vamos analisar os estados físicos da matéria e modelos atômicos, ou seja, como é o comportamento da matéria do macro ao micro.

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

No estado sólido, há volume definido e as moléculas do corpo se encontram praticamente paradas (força de coesão maior que a força de repulsão).
No estado líquido, o volume é definido pelo formato do corpo que o contém e as moléculas do corpo se encontram em movimento (força de coesão praticamente a mesma da força de repulsão).
No estado gasoso, não há volume definido e as moléculas do corpo se encontram em movimento constante e aleatório (força de coesão menor que a força de repulsão).

LIGAÇÕES QUÍMICAS
Se você conhece bem a TP (tabela periódica), sabe que os elementos metálicos doam elétrons e os não-metálicos recebem elétrons....Está formado um composto iônico. Este é o conceito básico da ligação iônica.
Ex.: cloreto de sódio (NaCl) - sal de cozinha.

Já a ligação covalente, onde co significa igual, os elementos vão se unir pelo compartilhamento de 1 par ou mais de um par de elétrons. A regrinha é simples para formar um composto covalente (molecular):
H + H
H + não-metal
não-metal + não-metal
Ex.:
H
₂ (gás hidrogênio)

A ligação covalente pode ser chamada de simples (definida acima) e ligação covalente dativa, onde um par de elétrons é direcionado para outro elemento ficar com configuração estável.
Ex.: SO
₃ (trióxido de enxofre).

ligação metálica é definida como sendo a ligação entre metais, onde os cátions de um metal encontram-se unidos por um "mar" de elétrons.
Ex.: Fe (ferro).

MODELOS ATÔMICOS (FÍSICA CLÁSSICA)
O modelo de Rutherford não explicava a descontinuidade dos espectros, proposta pelo matemático e professor sueco J. Balmer, que introduziu uma expressão conhecida como série de Balmer, que é o conjunto de comprimentos de onda de um elemento.

O que Bohr fez?
Analisando a série de Balmer, Bohr relacionou que as órbitas, expressas por um número inteiro, e essas órbitas chamou-as estados estacionários, uma vez que os elétrons poderiam ficam indefinidamente, sem perder energia.

Bohr, em sua teoria das órbitas, determinou que os elétrons podem perder ou ganhar energia, quando se movimentam nessas órbitas. Quando um elétron "cai" de um nível de maior energia para um de menor energia, ocorre emissão de energia, na forma de luz. Se o fenômeno é oposto, ocorre absorção de energia pelo elétron ir de uma órbita mais periférica para uma órbita mais central.

Para ajustar o modelo matemático, Bohr, além de utilizar a fórmula de Balmer, associou também a teoria de Planck (radiação do corpo negro), e ao efeito fotoelétrico, da teoria do quantum de luz, proposta por Albert Einstein.

MODELO ATÔMICO ATUAL O modelo atômico está baseado no princípio da incerteza de Heisenberg, onde pode-se determinar a posição ou a velocidade do elétron, num determinado instante;
O princípio da dualidade de De Broglie, onde o elétron tem comportamento de matéria e de energia.

Espero ter ajudado.
Perguntas similares