• Matéria: Química
  • Autor: janinefreitasfaria
  • Perguntado 4 anos atrás

O atual conceito do Átomo é: *

5 pontos

A menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química. Esse conceito é baseado no estudo do átomo que se iniciou na Grécia antiga, com os filósofos Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores. Daí a origem do nome Átomo (não divisível);

O de John Dalton (bola de bilhar – 1803). Segundo ele, a teoria de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.

O de Thomson (pudim de passas – 1897). Com os estudos dele, um novo modelo foi idealizado. De acordo com este novo modelo, o átomo era uma esfera de carga elétrica positiva incrustada com elétrons, com carga negativa, tornando-se assim eletricamente neutro.

O do Cientista neozelandês Ernest Rutherford (sistema solar – 1911). O modelo de Rutherford, também chamado de modelo do sistema solar, foi o terceiro na história da Atomística (sendo os dois primeiros o modelo de Dalton e o modelo de Thomson) e foi considerado o modelo que estimulou toda a evolução do conhecimento sobre o constituidor da matéria, o átomo.

Uma partícula microscópica que é base da formação de toda e qualquer substância (matéria). A palavra átomo provém do grego e significa aquilo que não se parte. Hoje, apesar de se manter o nome átomo, já sabemos que não se trata de um elemento indivisível e que existem outras partículas menores, chamadas de partículas subatômicas, segundo o Modelo de Rutherford-Bohr (sistema planetário– 1913).

Respostas

respondido por: rafaellafurtado
0

Resposta:

eu tbm queria ajudar nessa

Perguntas similares