A atmosfera do nosso planeta consiste numa mistura de gases. Quanto mais próximo a superfície, o ar fica concentrado (partículas mais próximas umas das outras). Quanto mais longe da superfície, o ar fica mais rarefeito (partículas longe umas das outras). Isso acontece por conta a atração gravitacional do planeta sobre as partículas que compõem o ar. Uma pessoa que vive no litoral e faz uma viagem para locais de maior altitude, como na região do Andes (Peru, Bolívia), pode apresentar alguma dificuldade respiratória até se adaptar ao local. Marque a alternativa que explica esse fenômeno:
Marque a alternativa que explica esse fenômeno: *
( ) Tanto ao nível do mar quanto em locais mais altos, a quantidade de oxigênio disponível é igual.
( ) Ao nível do mar há uma maior quantidade de oxigênio em relação a locais mais altos.
( ) Esse fenômeno é indicativo de que a pessoa apresenta algum problema respiratório.
( ) Ao nível do mar há uma menor quantidade de oxigênio disponível em relação a locais mais altos.
Respostas
A alternativa que explica o fenômeno associado à mudança de altitude de uma pessoa é: Alternativa B:
- Ao nível do mar há uma maior quantidade de oxigênio em relação a locais mais altos.
Como é explicado no enunciado, quanto mais próximo à superfície da Terra, o ar fica concentrado (partículas mais próximas umas das outras) e po tanto terá maior concentração de oxigênio.
Caso contrário, quanto mais longe da superfície terrestre o ar fica mais rarefeito (partículas longe umas das outras), ou seja, menor quantidade de oxigênio disponível.
Assim, se uma pessoa que vive no litoral, ao nível do mar, está acostumada a ter uma maior quantidade de oxigênio disponível para respirar, assim quando viajar para locais de maior altitude, pode apresentar alguma dificuldade respiratória porque não está habituado a ter pouca disponibilidade dele.