O gráfico de uma função do segundo grau sempre será uma parábola. Seja f(x) = (2k – 6)x² – 3x + 4. Assinale a alternativa que indica o valor real de k para que f tenha concavidade para baixo.
Escolha uma opção:
a. k ≠ 3
b. k > 3
c. k = 3
d. k = –3
e. k < 3
Respostas
Parábola :
Temos :
a < 0 :
letra e
Para que a função tenha sua concavidade voltada para baixo, é necessário que k seja menor que 3, o que torna correta a alternativa e).
Para resolvermos esse exercício, temos que aprender o que é uma equação do segundo grau. Uma equação do segundo grau possui o formato f(x) = ax² + bx + c, onde temos os seguintes elementos:
- Um termo elevado ao quadrado x² que é o termo de segundo grau, e que vem acompanhado do coeficiente a.
- Um termo de primeiro grau x, que vem acompanhado do coeficiente b.
- E um termo independente c.
Caso o coeficiente a seja positivo, a equação possui uma concavidade para cima (em formato de U). Caso a seja negativo, a concavidade da equação será para baixo (em formato de ∩).
Com isso, para a equação f(x) = (2k – 6)x² – 3x + 4, é desejado saber qual valor de k faz com que a equação possua concavidade para baixo.
Observando a relação acima, para a concavidade ser voltada para baixo, é necessário que o coeficiente a, que acompanha x², seja negativo. Assim, é necessário que 2k - 6 seja menor que 0.
Portanto, temos que 2k - 6 < 0, ou 2k < 6. Assim, dividindo ambos os lados por 2, temos que k < 3.
Assim, concluímos que para que a função tenha sua concavidade voltada para baixo, é necessário que k seja menor que 3, o que torna correta a alternativa e).
Para aprender mais, acesse https://brainly.com.br/tarefa/590768