• Matéria: Geografia
  • Autor: samarahprins
  • Perguntado 9 anos atrás

a que se refere o movimento aparente dos astros


Nic01: dos planetas, estrelas, asteróides? Quais astros?
Nic01: HUM?
Nic01: pode me responder?

Respostas

respondido por: Nic01
1
Movimento de translação: 
É o movimento dos planetas que consiste em girar à volta do sol. Define o ano. Por exemplo, a Terra demora 365 dias e algumas horas para completar uma volta de 360° em volta do sol, já Urano, um planeta mais distante do sol, que faz uma volta maior, demora 80 anos terrestres e 4 dias.


Movimento de Rotação:
É o movimento que consiste no planeta girar entre si, é o que define o dia. Ela gira entre si, como um pião e, o lado que a luz do sol consegue bater fica dia, enquanto o outro lado é noite. 

Movimento de estação:
É o movimento que define a estação do ano. Mostrarei na imagem abaixo. A Terra gira em diagonal e se o lado de cima está virado para o sol, lá será verão ou primavera, enquanto que no lado que não está, é outono ou inverno.

Curiosidades sobre o sol:
Você sabia?
Que é errado dizer que o sol está sempre parado? Pois ele está em pleno movimento e chega até 70.000.000 km/h (70 milhões quilômetros por hora). Cientistas já até teorizaram que nosso sistema solar pode vir a se encontrar com outro, ou até mesmo se chocar.

Você sabia?
Que o sol é uma chama queimando intensamente a todo momento? O combustível usado é gás hélio (HE) e ele pode acabar um dia. Mas os cientistas acreditam que isso pode levar milênios de anos, pois sua chama está queimando não muito rápido e ele pode se reabastecer com o hélio à volta.

Você sabia? 
Como se formam os buracos negros? Os buracos negros são nada mais, nada menos que estrelas que já pararam de queimar. Primeiro a estrela perde o combustível e escurece, em seguida ela "procura" combustível à sua volta e se não achar, ela para e eclode contra si (eclode - explodir para dentro). Se a estrela quando viva já passou por todos seus estágios de evolução que são:
supernova, anã negra, anã branca, gigante vermelha e sequência principal, ela vira uma anã marrom e depois uma protoestrela. Depois se transforma em um glóbulo e numa nuvem de poeira inseparável, para depois se transformar em uma nebulosa. Nebulosas são por quase toda feitas de hélio (HE) e hidrogênio (H2) que é onde a nuvem se separa e se recarrega de hélio e hidrogênio que juntos formam uma mistura química que causa explosões, que ocasionam em se transformar num buraco negro com a mesma atração gravitacional do sol só que melhorada. Ele suga tudo a sua volta para se alimentar e se a matéria sugada vier a ser muito grande ela se quebra contra si (teoria). Quando o buraco negro já se alimentou com toda a energia necessária daquele alimento, ele o arrota e o transforma em supernovas. Ao alimentar-se o necessário, o buraco negro eclode mais uma vez e se transforma em uma estrela de nêutrons e esta sim explode e em seguida suga tudo atingido pela explosão. Se transformando assim novamente em uma supernova e o ciclo começa outra vez.
Anexos:

LaisAndradeSilva: Todos sabemos que a Terra é que se movimenta ao redor do sol. Mas para um observador da Terra, parece (aparenta) que é o Sol que está se movimentando. Esta impressão é o que se chama movimento aparente dos astros. No exemplo, do Sol.
Nic01: ok
Nic01: mas existem pessoas que ainda nao sabem isto, etava comprovando se ela sabia
Nic01: mas obrigado pelo comentario
Perguntas similares