Georges Luce, veterano francês, lembra como era a vida nas trincheiras: "Podíamos, por exemplo, estar na trincheira a jogar cartas e o nosso parceiro morrer de repente num bombardeamento. Acabou, morreu. Já não dávamos uma importância extraordinária à perda de alguém. Era uma vida impossível. Tínhamos piolhos, não nos lavávamos e, no inverno, a trincheira era um amontoado de lama".
FIGUEIRA, Ricardo. Vida nas trincheiras: relatos na primeira pessoa. 05/11/2018. Euronews. Disponível em: - Acesso em: 19 abr. 2021.
1. A partir do relato acima, qual alternativa representa o que foi uma trincheira na Primeira Guerra Mundial (1914-1918)? *
1 ponto
a) Valas cavadas na terra onde os soldados realizavam treinamento e esperavam ser chamados para lutar. Eram extremamente seguras e limpas, pois privilegiava-se o conforto dos soldados, permitindo até o jogo de cartas como no relato.
b) Valas cavadas na terra onde os soldados se protegiam do inimigo e aguardavam os próximos acontecimentos. Era, portanto, uma tática de ataque. As trincheiras aumentaram a mobilidade da guerra, agilizando o ritmo de avanço.
c) Valas cavadas na terra onde os soldados se protegiam do inimigo e aguardavam os próximos acontecimentos. Era, portanto, uma tática de defesa. As trincheiras tiraram a mobilidade da guerra, reduzindo o ritmo de avanço.
d) Valas cavadas na terra usadas para o conserto dos veículos de guerra, como tanques. Era proibido jogar bombas ou atirar sobre as trincheiras.
Observe o cartaz abaixo, do Reino Unido, durante a Primeira Guerra Mundial com a frase “Are you in this” que quer dizer “Você está nisso”?
Disponível em: - Acesso em: 19 abr. 2021.
2. Qual mensagem a imagem está tentando transmitir? *
1 ponto
a) A guerra deve ser lutada apenas pelos soldados, pois eles têm a preparação correta. As demais pessoas devem ficar em suas casas e viver suas vidas como se nada estivesse acontecendo.
b) A guerra deve ser um esforço de todos. Porém, as mulheres devem ficar fora de qualquer ação, pois são mais frágeis. Apenas os homens com maior grau de instrução podem ter orgulho do país.
c) A guerra deve ser um esforço de todos. Todas as pessoas devem exercer suas funções de modo a ajudar o país nas batalhas. Quando as pessoas despreparadas querem trabalhar pela nação, elas apenas atrapalham e levam a nação à derrota, por isso as mulheres não podem trabalhar.
d) A guerra deve ser um esforço de todos. Todas as pessoas devem exercer suas funções de modo a ajudar o país nas batalhas, mesmo não pegando em armas.
Respostas
1) Como o poderio bélico de ambas as partes do conflito era grande, com armas cada vez mais destrutivas e elaboradas, as trincheiras foram criadas como tática estratégica para impedir um confronto direto, o que reultaria em um grande número de mortos (alternativa c).
Uma trincheira era canal escavado de terra onde ficavam abrigados os soldados. O avanço era muito difícil para ambos os lados, pois o uso de armas como as metralhadoras poderia resultar na morte de vários soldados. Sem a possibilidade de avanço, a situação permaneceu com avanço mínimo das tropas por anos.
Para piorar a situação, os dois lados começaram a utilizar armas químicas uns contra os outros. Somente no final da guerra o uso da aviação e dos tanques iriam superar as trincheiras.
2) A imagem demonstra que toda a sociedade estava envolvida na guerra, mesmo não participando dela diretamente (alternativa d). (Imagem anexo)
Uma das táticas utilizadas pelos governos para convencer a sociedade da importância da guerra era a de elevar moralmente as tropas e encorajar a participação e apoio da sociedade europeia através da distribuição de panfletos e cartazes.
Era uma forma de dar ordens a população em forma de pedido para que todos colaborassem seja com seu trabalho em qualquer atividade, seja através de sacrifícios como por exemplo o racionamento de água e comida nas cidades para alimentar as tropas nos campos de batalha.
Bons estudos!
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/5039385
C e D... confia ;)
chama la no zap ༼ つ ◕_◕ ༽つ
41 997182514