• Matéria: Filosofia
  • Autor: MaiconMroczkoski
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Assinale a alternativa INCORRETA: * 1 ponto a) Para Popper, a ciência está relacionada com a busca pela verdade e o progresso do conhecimento. b) As teorias científicas estão sempre sujeitas a serem falseadas. c) A ciência é um projeto humano e, portanto, é passível de transformação. d) A ciência é um saber acabado e definitivo.

2. Karl Popper sofre influência dos teóricos do chamado Círculo de Viena, mas se afasta deles por: * 1 ponto a) Questionar o critério da verificabilidade, propondo a indução como método científico. b) Questionar o critério da refutabilidade, propondo a verificabilidade para a identificação de proposições científicas. c) Questionar o critério da verificabilidade, propondo o método hipotético-dedutivo e o princípio da refutabilidade na construção do conhecimento científico. d) Questionar os paradigmas, propondo a construção da ciência pelo saber especulativo.

Respostas

respondido por: natydemoraes793
52

Resposta:

1)

d) A ciência é um saber acabado e definitivo.

2)

c) Questionar o critério da verificabilidade, propondo o método hipotético-dedutivo e o princípio da refutabilidade na construção do conhecimento científico.

Explicação:


1armyqualquer: certo!
respondido por: AnthonioJorge
9

1)Para Popper, a ciência não é um saber acabado e definitivo. Logo, a alternativa D é a incorreta.

2) O que afasta Popper o Círculo de Viena e do neopositivismo foi a mudança de parâmetro - do da verificabilidade para o da falseabilidade. Logo a alternativa C é a correta.

 

O progresso da ciência, para Popper, é o aproximar-se da verdade. Mas a verdade é um ideal regulador. Não há uma lei de progresso na ciência, pois a ciência também pode estagnar. Popper especifica essa ideia de aproximação da verdade com seis tipos de casos

1) a nova teoria faz assertivas mais precisas do que a velha. Essas assertivas mais precisas precisam passar por verificações mais precisas.

2) a nova teoria leva em conta mais fatos e explica mais fatos do que a velha teoria (isso abrange, por exemplo, caso aventado acima, em que todas as outras coisas permanecem iguais, mas assertivas da nova teoria são mais precisas)

3) a nova teoria descreve ou explica os fatos mais pormenorizadamente do que a velha

4) a nova teoria superou verificações que a velha não conseguiu superar.

5) a nova sugeriu novas verificações experimentais, que não eram tomadas em consideração antes que a nova fosse formulada e a nova superou essas verificações

6) a nova teoria unificou ou conectou vários problemas que, até então, não haviam sido unificados ou conectados entre si

As ideias científicas não têm fontes privilegiadas: podem brotar do mito, das metafísicas, do sonho, da embriaguez etc..  O que importa é que elas sejam de fato comprovadas. E é óbvio que, para que sejam provadas de fato, as teorias cientificas devem ser prováveis ou verificáveis em princípio. Popper, contudo, elegerá o critério de falseabilidade em vez do critério de verificabilidade: uma teoria permanece sempre metodologia da falseação.

Como uma teoria permanece sempre desmentível, por mais confirmada que esteja, então é necessário tentar falseá-la, porque, quanto antes se encontrar um erro, mais cedo poderemos eliminá-lo, com a formulação e a experimentação de uma teoria melhor do que a anterior.

Para saber mais sobre a relação de Popper com o Círculo de Viena: brainly.com.br/tarefa/31551915

Anexos:
Perguntas similares