• Matéria: Psicologia
  • Autor: vanessaborgespostay
  • Perguntado 4 anos atrás

FÁBULA MOTIVACIONAL: OS MACAQUINHOS NA JAULA.

Em um zoológico bem cuidado de uma pequena cidade havia animais comuns: raposas, saguis, tamanduás, hienas, guarás, araras, tucanos, pavões, curiós… Um lugar calmo e perfeito para a vida daqueles animais.

Bem no centro daquele paraíso havia uma jaula onde "moravam" cinco macacos. Ali eles podiam ter uma ampla visão do jardim e dos demais animais. A comida e a água eram suficientes e até tinham um cantinho macio onde podiam descansar. Sobrava espaço para as muitas brincadeiras. Enfim, um paraíso na Terra! Eles estavam sempre alegres, bem-dispostos, com ótimo humor.

Entretanto, bem no meio da jaula, pesquisadores colocaram uma escada e, em cima dela, um cacho de bananas. Para os macacos, aquela visão era bem atraente: frutas maduras, cheirosas e sedutoras. A todo instante paravam as brincadeiras para olhar para cima. Aquilo, sim, era uma tentação! Então eles salivavam subir pela escada para tirar uma única banana… Ah! Que tentação… Mas só pensavam…Logo, logo voltavam à rotina de brincadeiras.

Todas às vezes que um deles, furtivamente, começava a subir a escada, os observadores, do lado de fora, lançavam jatos de água fria, propositadamente sobre os outros macacos. Então, o "traidor" era censurado pelo grupo, que gritava para ele não mais repetir aquilo. Afinal, qualquer um que ousasse subir decretava a punição dos demais: jatos de água eram jogados sobre os que estavam embaixo. Por isso, ninguém naquela jaula se arriscava a pegar uma única banana. Com o tempo, nenhum deles subia mais a escada, embora a tentação pelas bananas fosse muito grande. Aquele que fosse apanhado na tentativa terminava apanhando dos outros.

Depois de algum tempo, um dos macacos foi substituído por um novato. Assim que ele chegou, lançou-se escada acima. Resultado: levou um monte de cascudos dos demais e nunca mais tentou subir.

Passando algum tempo, substituíram outro veterano por outro novato, que também tentou subir a escada e apanhou dos demais, inclusive do que havia chegado um pouco antes dele.

Acabaram substituindo cinco veteranos por cinco novatos, e nenhum deles subia a escada. Depois de muita especulação, muito sutilmente, um dos novatos perguntou:

– Ei, amigos, por que não podemos subir pela escada e pegar bananas?

Todos olharam surpresos para ele e responderam quase em uníssono:

– Nós não sabemos, mas aqui sempre foi assim: se subir, apanha!

Talvez a pergunta mais lógica neste momento seja: Por que mudar é tão difícil? E a resposta contundente: Porque as pessoas estão presas a sentimentos e comportamentos. Certo. Para mudar o que existe do lado de fora é preciso mudar antes o que existe do lado de dentro. Parece esse o foco do problema.

1. Ah! Mudar é tão difícil! Para efetuar mudanças ou solucionar problemas, a palavra-chave é criatividade.
2. Será que realmente você está sozinho nesse grande desafio? Vivemos em um mundo em que as pessoas são inibidas e impedidas de manifestar sua criatividade.
3. Faça uma concessão a você mesmo: permita-se ter ideias novas. Para vencer o “resistir, deve-se adiar o julgamento.
4. Seu cérebro está pedindo: "Use-me porque eu estou vivo!". Certamente, todos os dias somos desestimulados a usar nosso cérebro e utilizar mais os líderes.
5. A iniciativa de mudança deve ser sua: Perguntas são ferramentas que funcionam. Toda mudança deve ser guiada por perguntas.
Utilize os exercícios mentais: pense, reflita, reveja, mude conceitos, implemente coisas novas em sua cabeça. O momento é este. E nunca mais diga: "Aqui sempre foi assim…!"

Respostas

respondido por: vellosojulia82
0

Resposta:

número 5

Explicação:

Pelo oque eu entendi, no meio dessa confusão aí. É o 5

Perguntas similares