Na historia da engenharia quais os períodos da engenharia e qual foi o divisor de água da historia da engenharia?
Respostas
Resposta:
Quando paramos para pensar que a engenharia está relacionada a aplicar o conhecimento para a melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo ferramentas, equipamentos e objetos úteis, podemos voltar aos tempos antigos, na época da invenção da roda, da polia e da alavanca. Mas, nesse mesmo contexto, estão as ferramentas muito antigas usadas pelos pré-históricos, como facas feita de pedras, lanças e outros objetos. Ou seja, os engenheiros estavam lá, mas não levavam o título.
Fica bem óbvio que os engenheiros (ou os precursores dos engenheiros) estavam presentes nas populações antigas quando pensamos na construção das pirâmides do Egito, os aquedutos romanos, Machu Picchu e outras construções icônicas, o mecanismo de Antikythera, as invenções de Arquimedes, as catapultas, etc. Eles também estavam envolvidos na base matemática e física que forma a engenharia, como o bom e velho teorema de Pitágoras.
Acredita-se que o primeiro engenheiro civil foi Imhotep, um dos funcionários do faraó que projetou e construiu a pirâmide de Djoser. Isso aconteceu por volta de 2630 – 2611 a. C. Vale destacar que ele também foi considerado o primeiro arquiteto da história antiga.