Para aprender a filosofar, é fundamental adotar uma atitude indagadora. Como afirmou o pensador alemão karl Jaspers (1883-1969), “as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta” (Introdução ao pensamento filosófico, p. 140). Assim podemos afirmar que:
A ) A filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às certezas.
B) A filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às circunstâncias.
C) A filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às perguntas.
D) A filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às virtudes humanas.
Respostas
Resposta:
D) A filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às virtudes humanas.
Resposta:
letra de C
Explicação: Atitude filosófica
Como você já deve ter percebido, a filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às perguntas. Portanto, para aprender a filosofar, é fundamental adotar uma atitude indagadora. Como afirmou o pensador alemão karl Jaspers (1883-1969), “as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta” (Introdução ao pensamento filosófico, p. 140).
Isso ocorre justamente porque a filosofia busca essa ampliação da paisagem e seus horizontes: cada resposta (cada paisagem e horizonte conquistados) gera um novo terreno para dúvidas e perguntas (uma nova paisagem, com mais um horizonte a ser explorado).
Assim, mesmo que você não tenha nenhuma intenção de se tornar um filósofo ou uma filósofa, desenvolver uma atitude indagadora e “escutadora”, isto é, filosófica, pode ser de grande utilidade em muitos momentos de sua existência...