INSTRUÇÃO: Imagine que você tem diante de si dois mapas que representam a área urbana do Município de Porto Alegre, de acordo com as escalas seguintes:
• Mapa 1 – escala 1:50.000
• Mapa 2 – escala 1:1.000.000
Com base nesses dados, é correto afirmar que:
a.
A escala do mapa 1 é mais recomendada para planisférios que fazem parte de atlas escolares.
b.
Um mapa na escala 1:500 possibilita a representação da área urbana de Porto Alegre com mais detalhes que os mapas 1 e 2.
c.
A riqueza de detalhes que um mapa pode representar não depende da escala, e sim da qualidade da legenda.
d.
Em ambos os mapas ocorre uma representação rica em detalhes, o que facilita a leitura dos elementos urbanos que constituem a cidade.
e.
O mapa 2, por ser maior que o mapa 1, é mais favorável à representação de detalhes que este último.
Respostas
Resposta:
b é correta.
Explicação:
A escala do mapa é uma razão entre uma distância medida no próprio mapa e a distância real do terreno.
Por exemplo: num mapa com escala de 1:50.000, 1 cm no papel equivale a 50.000 cm no terreno (distância real). Essa equivalência é verdadeira para qualquer unidade de medida de comprimento.
Quanto maior o denominador dessa razão, menos detalhado será o mapa, porque as suas distâncias serão mais abrangentes em relação às distâncias do terreno. Escalas desse tipo são usadas para representar grandes extensões territoriais, como estados e países.
Da mesma forma, quanto menor for o denominador, mais detalhado será o mapa. Esse tipo de escala é usado para representar estruturas, feições ou áreas de "pequeno" porte, como construções (nesse caso são plantas, não mapas), bairros ou cidades.