4. "As adegas com pouca iluminação e em locais específicos tem como objetivo a proteger o líquido da exposição à luz, inclusive solar. A exposição à luz pode produzir, nos vinhos, um sabor de papelão molhado, que alguns especialistas chamam de “raio de luz”. Obviamente, o bom senso nos diz que não há problema em submeter o vinho à claridade, quando estamos falando naquelas garrafas do dia a dia, que consumimos na semana, ou mesmo no ano em que compramos. A preocupação, com a iluminação, é com os vinhos de guarda. Um vinho que será armazenado por 2 décadas, porque tem um grande potencial de envelhecimento, e porque está aguardando atingir o seu apogeu para ser servido, merece todo o cuidado para que não se deteriore".
SANTOS, José Ivan Cardoso dos. Vinhos, o essencial, 9ª ed. pag. 68. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2017
Os tipos de garrafas exercem algumas funções sobre os vinhos, sendo na cor da garrafa, no formato, no tamanho. Sabe-se que existem poucas colorações de garrafas no universo do vinho cada uma dessas cores tem uma influência sobre o liquido, deixando passar mais ou menos luz e raios UV, que podem ser prejudiciais ao vinho. Sobre a coloração das garrafas e seus modelos podemos afirmar que para os vinhos tintos de guarda a garrafa mais indicada.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.
Escolha uma:
a. Garrafa porto desenvolvida em Portugal para preservar os vinhos do porto . Ela é uma garrafa mais baixa que as tradicionais, porém com ombros mais acentuados e sempre são encontradas nas cores marrom e verde escuro.
b. Champagne e garrafa clássica criada nesta região para os espumantes locais, mas que conquistaram o mundo inteiro e pode ser encontrada em verde escuro, marrom e até transparente. Elas têm vidro mais espesso (por conta da pressão das bolhas), bojo largo e ombros um pouco mais baixos.
c. A garrafa borgonhesa devido a sua colocação esverdeada e seu formato bojo largo e os ombros mais grossos, o que irá permitir que o vinho receba mais temperatura em todo liquido.
d. A garrafa bordalesa devido a ter o bojo com formato mais cilíndrico, ombros acentuados e pescoço de tamanho padrão e sua colocação que vai do marrom ao verde escuro. É o modelo mais comum de garrafa de vinho encontrada no mercado.
e. Garrafa romana Criada e muito utilizada na região da Europa Central, essa é uma garrafa de bojo mais alongado, ombros largos e maior em comprimento que as garrafas tradicionais pode ser encontrada nas cores verde escuro e marrom.
Rodrigo3416:
Oi precico de uma melhor resposta se não vou perder todos os meus pontos
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
A garrafa bordalesa devido a ter o bojo com formato mais cilíndrico, ombros acentuados e pescoço de tamanho padrão e sua colocação que vai do marrom ao verde escuro. É o modelo mais comum de garrafa de vinho encontrada no mercado.
Explicação: Corrigido pelo Ava
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás