A interface é o meio pelo qual interagimos com determinados objetos, componentes e periféricos, como tela, teclado, mouse, smartphones, etc.
Segundo Nielsen (1993), a usabilidade tem como objetivo cinco critérios básicos:
1. Capacidade de aprendizado (Learnability).
2. Eficiência de uso (Efficiency of use).
3. Memorização (Memorability).
4. Poucos erros e não catastróficos (Few and non catastrophic error).
5. Satisfação pessoal (Subjective Satisfaction).
Portanto, qual das alternativas a seguir define, corretamente, o critério “Memorização”?
O sistema deve ter um desempenho eficiente para que os usuários desenvolvam um alto nível de produtividade, sem a necessidade de aprendizado por memorização.
O sistema precisa ser fácil de aprender para que os usuários possam iniciar rapidamente seu trabalho, sem a necessidade de novo aprendizado.
O sistema precisa ser agradável de usar e os usuários devem ficar satisfeitos quando utilizá-lo, fazendo uso das memórias aprendidas para desenvolver suas atividades.
O sistema precisa ser de fácil memorização para que o eventual usuário consiga utilizá-lo depois de uma longa ausência de uso, sem que tenha que aprender tudo novamente.
O sistema precisa ser agradável e de fácil memorização para casos de curta ausência de uso, sem a necessidade de novo aprendizado.
Respostas
Resposta:
O sistema precisa ser de fácil memorização para que o eventual usuário consiga utilizá-lo depois de uma longa ausência de uso, sem que tenha que aprender tudo novamente.
Explicação:
Memorability - Facilidade de lembrança
Este é um outro termo que não possui tradução para o português; seria o equivalente a "memoriabilidade", mas este termo não existe, portanto, usaremos a expressão "facilidade de lembrança".
Depois de aprendido, o sistema não pode ser esquecido, ou seja, depois do usuário atingir um certo nível de conhecimento do sistema, ele não poderá esquecer de como operá-lo, mesmo se ficar um bom tempo sem utilizá-lo.
Este atributo está fortemente ligado a habilidade de aprendizagem. Se o sistema é fácil de aprender, então provavelmente ele será fácil de lembrar.
Resposta:
O sistema precisa ser de fácil memorização para que o eventual usuário consiga utilizá-lo depois de uma longa ausência de uso, sem que tenha que aprender tudo novamente.
Explicação: