10) Sobre o início da ocupação portuguesa (colonização) no Brasil, é correto afirmar que: *
a) foi realizada a partir da necessidade de proteger os povos indígenas de invasores estrangeiros;
b) a Coroa lusitana usou a cana como instrumento para atrair colonos de Portugal, pois a cana tinha um baixo preço no mercado europeu o que aumentava os lucros dos portugueses;
c) a monarquia portuguesa autorizou a escravização ameríndia para resolver a questão do trabalho no início da colonização;
d) somente nobres vieram ao Brasil para se transformarem em senhores de engenho e ajudar na colonização portuguesa;
e) a mão-de-obra africana chegou no Brasil para resolver a questão do trabalho, após a Coroa portuguesa perceber que os colonos não sabiam trabalhar.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
A letra A está errada, pois foi realizada a partir da necessidade de uma proteção mais efetiva das terras que viriam a ser o Brasil, já que a vigilância era bem ruim.
A letra B bem, D. João III, dividiu o território da colônia entre vários nobres e burgueses de Portugal, tentando incentivar a ocupação do território. Mas nem mesmo a criação do governo-geral que era um sistema para auxiliar os donatários promoveu um incremento na colonização. Esta situação começa a se reverter a partir de 1534, quando Portugal descobre a possibilidade de se produzir açúcar no litoral do nordeste brasileiro. Entretanto, o produto final da cana tinha um alto valor principalmente no mercado europeu diferente do que diz na alternativa.
A letra C está correta, inicialmente foi a escravidão indígena, pois esta mão de obra era mais barata, já que era local.
A letra D está errada, para povoar a colônia Portugal enviou exilados para o Brasil. Inclusive um deles Afonso Ribeiro foi um assassino segundo relatos históricos.
A letra E está errada porque não foi porque os colonos não sabiam trabalhar, mas um dos principais motivos é que não se adaptaram ao ritmo de produção capitalista. Além disso, a possibilidade do índio fugir era muito grande, já que eles conheciam a floresta melhor que os portugueses.