O escritor Eduardo Bueno conta, em um de seus livros sobre a História do Brasil, que cada marinheiro da esquadra de Pedro Álvares Cabral recebia mensalmente para suas refeições em alto-mar 15kg de alimentos, entre elas carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e também para desinfetar o porão, de onde acreditavam que vinha a mais temível das doenças da vida no mar, que provocava dores nas articulações e sangramento no nariz e nas gengivas.
No século XVII (17) essa doença passou a ser evitada com a inclusão de frutas como limão e laranja na dieta dos marinheiros.
Questões:
A) Como se chama essa doença?
B) Por que as frutas citadas impedem o aparecimento da doença?
Respostas
A) A doença em questão chama-se escorbuto.
B) Laranja e limão, as frutas citadas, impedem o aparecimento da doença por serem ricas em vitamina C.
Contextualizando o escorbuto
Escorbuto é uma doença causada pela carência de vitamina C no organismo. Consequentemente, ela era muito comumente encontrada entre marinheiros, que chegavam a passar vários meses longe de quaisquer fontes de vitamina C.
A vitamina C é fundamental para que o organismo consiga produzir colágeno, que é importante para a manutenção saudável dos tecidos do corpo humano.
Estima-se que cerca de dois milhões de marinheiros tenham sido vítimas desta doença ao longo da história, morrendo em consequência de seus efeitos nefastos, pois, não raro, a doença conseguia atacar uma tripulação inteira, que compartilhava a mesma base nutricional pobre em vitamina C durante meses.
O escorbuto foi descoberto como uma doença isolada em 1497, em uma das viagens do navegador português Vasco da Gama. O diário de bordo da tripulação registrava a agonia e desespero causados pela doença.
Saiba mais sobre as grandes navegações em https://brainly.com.br/tarefa/24763798
#SPJ1