• Matéria: Filosofia
  • Autor: antony7775
  • Perguntado 4 anos atrás

Descreva sobre o que é julgamentos na internet e como podemos evitá-lo

Respostas

respondido por: umestudante4774
1

Resposta:

Ao invés de elogios, curtidas. Concordou com alguém? Reposte. Achou o bebê da amiga uma fofura? É só comentar um "own" na foto e muitos coraçõezinhos. Aquela viagem inesquecível, uma noitada com os amigos, o cineminha no final de tarde, tudo é transmitido em tempo real nos stories do Instagram. Em 24 horas, as postagens expiram e pouca gente se lembra do que visualizou. Assim é a vida de muitas pessoas que se expõem nas redes sociais: dinâmica, efêmera, descartável. Porém, como tudo nesse mundo, há limites do que se deve ou não compartilhar na internet. Para os famosos, então, esta relação com as redes sociais é bem mais complexa. E polêmica.

Casos recentes envolvendo celebridades e redes sociais mostraram os perigos da superexposição virtual. A separação dos atores José Loreto e Débora Nascimento, em meados de fevereiro, virou um show público com milhões de espectadores. Outros nomes, como o de Marina Ruy Barbosa, foram envolvidos na história, tratados como réus de um julgamento virtual onde todos se achavam juízes de uma situação que, teoricamente, diria respeito apenas a um casal.

Dois lados

A internet serviu para aproximar o público de seus ídolos, antes alçados a um patamar inalcançável. Ao mostrarem seus momentos de intimidade nas redes, "sem filtro", pessoas públicas percebem que a rede social é uma faca — afiadíssima — de dois gumes;

— Para ter sucesso nas redes sociais (e ganhar o famigerado título de "digital influencer") tem que se expor de verdade, tem que parecer de verdade, ao menos. Contudo, vai sofrer de verdade também, é um caminho sem volta — argumenta Fernanda Cristine Vasconcellos, professora e pesquisadora de Jornalismo Digital da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS.

Perguntas similares