• Matéria: Filosofia
  • Autor: lekalelekinha
  • Perguntado 4 anos atrás

"O cuidado, entendido como um estado no qual algo tem importância, conforma o antídoto para a apatia, constituindo seu contrário, porque é a identificação de alguém com a dor ou a felicidade do outro. Argumenta que o cuidado deve ser a raiz da ética, visto que a boa vida vem do que tem importância, do que merece cuidado" (ZOBOLI, 2004, p. 24).



O texto acima faz menção à natureza do cuidado e apresenta uma consideração acerca de suas propriedades essenciais. Sobre as características, pressupostos e implicações do conceito de “cuidado”, analise as afirmações a seguir:



I.O eudemonismo e o consequencialismo são perspectivas éticas incompatíveis com a chamada “Ética do Cuidado”.

II. Umas das fragilidades teórico-práticas da “Ética do Cuidado” é que sua aplicabilidade se retringe a alguns poucos domínios técnicos do fazer profissional, tais como assistência à saúde e amparo a idosos.

III. Os filósofos e psicólogos consideram que os princípios da “Ética do Cuidado” são aplicáveis inclusive no âmbito das relações internacionais.

IV. O principal pressuposto da “Ética do Cuidado” reside na crença de que a promoção da qualidade dos afetos entre os seres humanos é fundamental na construção de boas relações interpessoais.



A.
II e III.

B.
II e IV.

C.
I, II e III.

D.
III e IV.

E.
I, III e IV.

Respostas

respondido por: Gleicemattos24
0

Resposta:

II E III

Explicação:

Perguntas similares