1)
A Epidemiologia busca privilegiar o conceito coletivo, entendendo que a sociedade não é apenas um conjunto de pessoas, mas sim enxergar as pessoas além das doenças e epidemias.
Com a evolução da epidemiologia, passando de conceitos baseados em doenças infecciosas e de curta duração, até os dias de hoje (quando vemos que as doenças crônicas também foram agregadas), percebemos que a atividade física assume um papel importante nesse contexto, pois é identificado que a inatividade física pode ser um fator de risco para diversas doenças, como as doenças cardiovasculares.
A epidemiologia baseia-se em três eixos principais em sua formação histórica: o Saber Clínico, a Estatística e a Medicina Social. Desta forma o saber clinico conceitua-se como:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.
Alternativas:
a)
Tem como principal conceito a história natural das enfermidades.
b)
Tem um fundo político, pois a partir da implantação da lógica capitalista de produção.
c)
A tentativa de resolver os problemas de espaço nas cidades, fazendo com o vento circulasse nas ruas e isolando áreas miasmáticas.
d)
Tem como principal conceito a história natural das sociedade
e)
Tem um fundo político, pois a partir da implantação da lógica socialista de produção.
2)
O professor Major Greenwood se torna responsável por introduzir o pensamento estatístico na pesquisa epidemiológica, que contribuiu para o surgimento da epidemiologia experimental. Esse fato só possível graças a junção de duas universidades em Londres, além de o professor Major ter sido aluno do fundador da estatística moderna e do primeiro professor de Epidemiologia da Inglaterra.
O surgimento da Escola de Higiene e Saúde Pública de John Hopkins nos Estados Unidos foi importante para dar sustentação ao modelo de Escolas de Saúde Pública, financiada pela Fundação Rockefeller. Nesse contexto o professor Wade Prost se torna o primeiro a lecionar a disciplina de Epidemiologia no Mundo, se fazendo valer de técnicas da estatística para que pudesse observar o comportamento das doenças transmissíveis, e avaliar os possíveis determinantes sociais.
Com relação a Medicina Social, complete as lacunas da sentença a seguir.
Com a evolução da Medicina Social no final do século XIX, a medicina passou a ter um enfoque ____________ e voltado para pesquisa básica, principalmente relacionado com doenças ______________. Esse modelo é elaborado por Abraham Flexner, o qual reforçou a distinção entre o individual e o coletivo, passando para uma dicotomia de ___________ou ______________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.
Alternativas:
a)
individualizado/ infecciosas/ desenvolvido/ não desenvolvido
b)
coletivos/ cronicas/ desenvolvido/ não desenvolvido
c)
coletivos/ cronicas/ alta renda/ baixa renda
d)
individualizado/ infecciosas/ saudável/ não saudável
e)
coletivos/ cronicas/ saudável/ não saudável
Respostas
respondido por:
15
A epidemiologia tem como principal conceito a história natural das enfermidades, como dito na alternativa A.
A epidemiologia é a ciência que relaciona doenças (enfermidades) com fatores sociais.
Dessa forma, a epidemiologia pode por exemplo, justificar a ocorrência endêmica de uma doença infecciosa, por meio da falta de saneamento básico na região.
Sobre a Medicina social, as palavras da alternativa B completam corretamente as lacunas.
A Medicina Social apresenta maior enfoque na saúde de um grupo, e não de um indivíduo apenas.
Para saber mais, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/25240143
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás