2. Quais são as principais características da Constituição de 1891? (Se preciso, faça uma breve pesquisa de auxílio).
Respostas
Sendo a primeira Constituição a ser outorgada na era Republicana, a Constituição de 1891 teve como principal ação a separação do Estado e Igreja.
A Constituição de 1891 reformou o sistema político do Brasil, além das cláusulas que findou a monarquia, o país tornou-se um Estado Laico, a religião católica deixou de ser a oficial e deu autonomia religiosa a população. Todas as confissões religiosas obtiveram liberdade de cultos públicos.
Essa constituição levou privilégios a elite brasileira, pois só os alfabetizados tinham direito a voto e defendiam a descentralização do Estado. Como o voto era aberto, assinando uma lista, poderia ser facilmente manipulado.
Para mais informações, acesse:
Constituição de 1891: https://brainly.com.br/tarefa/6427635#:~:text=A%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20de%201891%20teve,somente%20homens%20podiam%20votar%2C%20abertamente.
Resposta:
Estabeleceu as regras políticas e sociais e determinou o controle da elite sobre os demais grupos sociais. Esse documento extinguiu o poder moderador, estabeleceu o estado laico (separou a Igreja do Estado) e institucionalizou o coronelismo. Além disso, implantou a república federativa e acabou com o voto censitário (por renda) ao instituir o voto universal masculino para maiores de 21 anos alfabetizados. O voto era aberto (ficou conhecido como Voto de Cabresto devido ao controle dos coronéis) e excluía mulheres, analfabetos, mendigos, dentre outros.
Explicação:
Eu coloquei isso no meu
Espero ter ajudado!