Respostas
Resposta:
Durante a ditadura, Tancredo fez parte da oposição aos militares, filiando-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na década de 1980, foi um dos grandes nomes que lutaram pela redemocratização do Brasil. Apoiou as Diretas Já e foi eleito presidente no Colégio Eleitoral de 1985, mas acabou morrendo antes de assumir a presidência da República.
Foi um dos grandes nomes de apoio ao governo democrático de Vargas na década de 1950 e atuou diretamente contra o golpismo do partido de oposição da época, a União Democrática Nacional (UDN). Além disso, atuou para resolver a crise política causada pelo atentado da Rua Tonelero (tentativa de assassinato contra o principal opositor e crítico de Vargas, Carlos Lacerda), que aconteceu em agosto de 1954.
Durante a crise de sucessão à presidência após a renúncia de Jânio Quadros, Tancredo Neves defendeu que a Constituição brasileira fosse respeitada e a posse de João Goulart (Jango) fosse assegurada. Como os militares não aceitavam a posse do vice (Jango), Tancredo e muitos outros políticos atuaram para garantir a sucessão. Foi ele, inclusive, que propôs que o parlamentarismo fosse adotado como forma de conciliação.
Tancredo Neves foi contra o golpe de 1964. Quando Jango foi derrubado, os militares impuseram uma eleição indireta para escolher o novo presidente, e Tancredo foi um dos poucos que não concordaram com a escolha de Humberto Castello Branco. Ele se absteve de votar, mas, apesar disso, não foi cassado.
ele era contra a ditadura!!