Considerando os estudos realizados no que se refere à cultura surda, história da educação dos surdos e da Lei 10.436/02 durante a disciplina, responda a seguir:
1 – De acordo com a Lei 10.436/02, a LIBRAS é reconhecida como uma língua ao invés de linguagem. Explique e exemplifique.
2 – Um dos parâmetros da LIBRAS é considerado um tabu para a comunidade ouvinte. Que parâmetro é esse? Exemplifique.
3 – Nos séculos passados, como os surdos eram tratados? Por que a língua de sinais foi banida e quanto tempo durou esse banimento?
Respostas
1) A linguagem é reconhecida como a forma que nos manifestamos, ela muda constantemente. Exemplo: Música e dança.
Já a língua se define como a nossa comunicação, através de palavras, gestos e sons. Exemplo: A Língua Brasileira de Sinais, e a Língua Portuguesa.
2) Um dos parâmetros da LIBRAS que é considerado um tabu, é a de expressão facial ou corporal, pois muitos consideram a LIBRAS apenas como um movimento de mãos, e muitas vezes relacionam a expressão como uma forma de mímica.
3) Os surdos foram tratados com muito preconceito, sua condição não era reconhecida. Sua língua foi banida por preconceito, e por achar que todos deveriam falar e ouvir, o que fez com que a linguagem de sinais fossem usada em segredo em muitos momentos. A linguagem de sinais foi banida por mais de 100 anos.
1 - A Libras é reconhecida como língua, pois define a forma de comunicação da comunidade surda seja por meio de gestos ou expressões.
Língua de Sinais
Tratar a Libras como linguagem é incorreto e não é a toa que a Libra é uma língua oficial no Brasil, visto que representa a comunicação de um público específico.
Gestos manuais, expressões manuais e expressões faciais são apenas algumas das formas de comunicação na Libras que a tornam uma língua e não uma linguagem, o que garante comunicação entre surdos.
2 - Esse tabu se refere ao uso de expressão facial ou corporal, visto que de forma errônea as pessoas interpretam a Língua de Sinais como uma forma de mímica.
Tabu: Língua de Sinais
O fato de usar muitas expressões manuais fazem com que pessoas leigas acreditem que a Língua de Sinais sejam vista como um espécie de mímica.
Sendo que usa-se expressões faciais, manuais e até mesmo corporais como forma de comunicação entre a comunidade surda, o que não é uma mímica, sendo esta uma concepção errônea.
3 - Em séculos passados os surdos eram tratados com aversão e preconceito, tanto é que a língua de sinais chegou a ser banida por mais de 100 anos.
Tempo de regresso
O tempo de banimento da língua de sinais foi considerado um tempo de regresso para a comunidade surda, visto que de forma errônea tentava-se oralizar os surdos, o que na maioria dos casos não se tinha sucesso.
Devido ao fato de muitas pessoas dentro de família nobre terem nascido com surdez, foi-se olhado para esse público com mais carinho, de modo a efetivar a Língua de Sinais e retirar preconceitos em relação à essa categoria.
Saiba mais sobre Língua de Sinais em:
https://brainly.com.br/tarefa/47450116
Bons estudos!