Em nossas aulas, vimos que historiadora e pesquisadora Carô Murgel, em sua pesquisa de pós-doutorado na Unicamp “Cartografias da canção: compositoras brasileiras no século XX”, identificou 7.400 compositoras musicais brasileiras, das quais 90 no século XIX, 4.266 no Século XX, 1708 no século XXI e 1.336 ainda não separadas por século. Também foram identificadas 34.713 obras musicais de autoria de mulheres, distribuídas da seguinte forma: 474 criadas no século XIX, 21.656 no século XX e 12.583 no século XXI. Sobre a pesquisa assinale apenas a alternativa FALSA: *
1 ponto
Na pesquisa, foram descobertos muitos casos de compositoras que tiveram suas músicas registradas em nome dos maridos. Como consequência as compositoras não puderam administrar o seu próprio dinheiro e houve um apagamento cultural de suas contribuições artísticas.
A pesquisa de Carô Murgel confirmou as afirmações do crítico da Folha de São Paulo, Pedro Sanches. Segundo Sanches, eram poucas as mulheres compositoras musicais e não houve nenhuma entre Chiquinha Gonzaga, que começou a compor em 1860, e as compositoras e cantoras Dolores Duran e Maísa, atuantes a partir da década de 1950.
A pesquisa de Carô Murgel contribui para mostrar a grande amplitude das contribuições das mulheres na história da música brasileira. Portanto, a pesquisa contrariou as afirmações do crítico Pedro Sanches.
Todas as opções acima são falsas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Perdoe-me, mas não compreendi seu questionamento?
Explicação:
vitorialindaakkkh:
aaaa q ódio
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás