A robótica na escola é uma ótima oportunidade para possibilitar um ambiente interdisciplinar aos alunos. Ao levar essa tecnologia para as salas de aulas, é possível tirar um excelente proveito, quando temas de dentro e fora da escola são abordados, por fazerem parte do cotidiano dos estudantes. Neste Desafio, você irá participar, de um torneio de robótica em equipe. Para tanto, inicialmente, utilizaremos a lógica de programação para entender como seria a ação de um robô. O objetivo da atividade é solucionar algum problema de vivência no bairro em que a escola está inserida. Como no entorno da escola há muito lixo pela rua, o desafio de robótica é criar um robô para recolher o lixo que fica em frete a escola. Leve em consideração que este robô ficará dentro da escola, então a primeira coisa a fazer é definir qual o local de onde o robô deverá sair sozinho. Então faça o exercício de descrever cada passo para que o robô atinja o objetivo de “Retirar o lixo da frente da escola e depositar em local apropriado”. Tenha em conta que cada passo deve ser descrito para que não haja erro na execução da atividade. Esta descrição será o mapa, o “cérebro” do robô para realização da tarefa com êxito. Portanto, você deverá considerar o número de passos, se há escadas, degraus, obstáculos, etc. Tudo deve ser considerado.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
O robô está no laboratório de informática que fica no térreo. Para sair da sala, vai andar 20 passos para frente, na direção da porta. Descerá um degrau e virará a esquerda. Andará 100 passos reto em direção a saída, subirá um degrau e descerá a rampa de acesso a escola.
Na rua, levantará a meia altura um braço e se abaixará em direção ao chão, abrirá a mão sobre o lixo, fechará a mão para agarrar o objeto, levantará o tronco ficando na posição ereta e seguirá até a lixeira que se encontra em frente. Para isso fará um giro no sentido horário de 90 graus e deslizará até a lixeira, levantando o braço até a lixeira, abrirá a mão para soltar o lixo.
Para voltar a escola, dará um passo para trás, logo um giro anti-horário de 90º e seguirá até a frente da escola. Sobe a rampa, desce um degrau e andará 100 passos. Vira a direita e sobe um degrau, logo anda 20 passos até o fundo da sala e gira 90 graus para retornar a posição inicial.
Resposta:
1. A robótica em ambiente escolar proporciona uma aprendizagem que estimula o raciocínio lógico e contribui para a socialização dos alunos. Sobre esses aspectos da robótica, é correto afirmar:
B. A robótica pode ser organizada a partir de trabalhos em grupos, focada na resolução de problemas do cotidiano dos alunos, estimulando a tomada de decisões em conjunto, de forma coletiva, entre professores e alunos.
Por que esta resposta é a correta?
A robótica na escola deve ser organizada a partir de trabalhos em grupos, estimulando a cooperação e a colaboração entre professores e alunos, por meio de decisões coletivas, que busquem solucionar os problemas propostos. Perceba que é importante que esses problemas estejam articulados ao cotidiano em que os alunos estão inseridos. As aulas de robótica podem, também, articular conteúdos de diversas disciplinas, o que favorece um ensino interdisciplinar.
Explicação:
2. Os projetos de robótica na escola devem ser organizados de forma interdisciplinar, o que exige troca, reciprocidade e partilha, entre os conteúdos, dos professores das disciplinas envolvidas no projeto. Com relação à interdisciplinaridade, marque a alternativa correta.
D. A interdisciplinaridade deve ser compreendida em um projeto como um movimento de compartilhar e partilhar relações entre o conteúdo de diversas áreas do conhecimento, em um trabalho coletivo e colaborativo com os colegas de outras disciplinas.
Por que esta resposta é a correta?
A interdisciplinaridade em um projeto escolar prevê a troca, o compartilhamento e a partilha de saberes de diversas áreas do conhecimento, a partir de um trabalho coletivo e cooperativo entre as diversas disciplinas do currículo escolar.
3. O Scratch é uma linguagem de programação, organizada de forma visual, que possibilita que a programação seja realizada para crianças. A seguir, marque o item correto sobre essa importante linguagem.
Você acertou!
A. A partir dessa linguagem de programação, professores podem estimular os alunos a produzirem, por exemplo, jogos, histórias animadas e mapas interativos.
Por que esta resposta é a correta?
Scratch é uma linguagem de programação caracterizada por uma forma visual que favorece a realização de programação por crianças. Essa linguagem possibilita que os alunos produzam, por exemplo, jogos, histórias animadas e mapas interativos, assim como outros materiais educativos.
4. Quanto aos aspectos pedagógicos que o professor deve considerar nas aulas de robótica, marque a alternativa correta.
C. Para estimular o envolvimento e o comprometimento dos alunos na busca de soluções para um determinado problema nas aulas de robótica, seria fundamental que esse problema surgisse a partir do contexto escolar dos alunos. Os projetos devem ser construídos sempre de forma interdisciplinar entre os professores.
Por que esta resposta é a correta?
As aulas de robótica devem ser planejadas a partir do interesse dos alunos, levando em conta o contexto escolar e social em que estão inseridos. Isso é fundamental para estimular e fomentar nos alunos o envolvimento em todo o processo de aprendizagem. Tenha em mente que o projeto das aulas de robótica deve ser elaborado sempre pelos professores, considerando não só os aspectos pedagógicos, como também os aspectos técnicos, analisando a infraestrutura disponível na escola para esses encontros.
5. Marque o item que expressa corretamente como o ambiente escolar deve ser organizado para as aulas de robótica.
E. Para as aulas de robótica, o ambiente escolar pode ser uma sala de aula. O ideal é que seja ampla e confortável, possibilitando aos professores a (re)organização a partir das demandas que surgem durante esses encontros.
Por que esta resposta é a correta?
O ambiente escolar para as aulas de robótica deve ser pensado para proporcionar conforto e possibilidades pedagógicas que favoreçam a criatividade e o raciocínio lógico, a partir das demandas que vão surgindo durante os encontros. Ou seja, o ambiente pode ser (re)organizado pelos professores e pelos estudantes, pensando em uma aprendizagem focada no aluno. É preciso investir em um espaço com armários destinados para guardar os materiais de forma ordenada, pensando na durabilidade de todos os recursos que foram investidos pela escola.