Como calculo ∫CF⋅dr, em que F(x,y,z)=xzi+xj+yzk e C é o caminho poligonal passando por A(0,0,1), B(1,1,0) e D(2,2,2). Agradeço desde já.
Respostas
A integral de linha do campo vetorial é
Primeiramente, vamos lembrar como calcular a integral de linha de um campo vetorial F sobre uma curva γ qualquer, e depois, relacionar isso com a teoria dos campos vetoriais conservativos, podemos calcular uma integral de linha um campo vetorial sobre uma curva γ como:
São todas formas equivalentes de se resolver, onde temos que:
Dito isso, agora vamos lembrar algumas propriedades dos campos vetoriais consevativos, se o campo vetorial é conservativo temos que:
Onde φ denota o potencial de F, resumindo, se o campo é conservativo temos que a integral não depende do caminho, apenas do ponto inicial e final como está ilustrado na relação mais a direita, isso significa que existe uma função potencial φ, que o gradiente de φ é o campo F, e sobre uma curva fechada o resultado da integral é sempre 0.
Se um campo é conservativo, seu rotacional é necessariamente nulo, porém, rotacional nulo não implica campo conservativo.
Então vamos fazer o teste do rotacional de F para ver se ele é conservativo, portanto:
Como temos que o nosso campo F é dado por:
Verificamos que nosso rotacional é:
Como o rotacional é diferente de 0, nosso campo não é conservativo! Portanto vamos fazer o caminho A → B e depois de B → D, pois os pontos não são colineares, então parametrizando duas curvas, γ₁ e γ₂, a primeira para o caminho A → B e a segunda para B → D i.e:
Irei chamar aqui o resultado da integral de trabalho pelo caminho C, portanto o trabalho pelo caminho C é dado pelas duas integrais:
Derivando as curvas temos:
Agora colocando o campo F em função das nossas curvas gamma temos:
E calculando o produto interno entre temos que:
Portanto nossas integrais são:
Que são todas integrais imediatas, resultando em:
Espero ter ajudado
Qualquer dúvida respondo nos comentários.
Veja mais sobre em:
brainly.com.br/tarefa/34106283