• Matéria: História
  • Autor: rodrigovernek338
  • Perguntado 4 anos atrás

A luta entre árabes e judeus pela criação do Estado palestino é chamada de “questão palestina”. Os judeus viviam desde a antiguidade na Palestina. No início da era cristã, quando parte do atual Oriente Médio ficou sob o domínio dos romanos, os judeus, foram expulsos e se dispersaram por vários países, principalmente da Europa Central e Oriental. Na primeira metade do século XX os judeus intensificaram a imigração para a Palestina, especialmente após a ascensão do nazismo na Alemanha.
1. Assinale a alternativa correta sobre os conflitos entre árabes e judeus: *
1 ponto
a) Palestina, o Estado árabe, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
b) Desde a criação do Estado de Israel, os palestinos árabes e judeus, dispersos ou refugiados, vêm lutando para ter um Estado Palestino Árabe. Surge assim a OPEP (Organização para a Libertação da Palestina).
c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
d) O conflito entre árabes e judeus é uma questão isolada no Oriente médio, que não interfere em outros países. Estão localizados em uma região sem qualquer importância para o restante dos países.


yyohan: c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
yyohan: a) O fundamentalismo de grupos islâmicos que promovem atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar o Estado de Israel; a construção de novos assentamentos judeus na parte oriental de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos como sua capital; a existência de um muro construído pelo governo de Israel para a proteção dos colonos israelenses na Cisjordânia.
yyohan: pode confiar :)
jacksontamoyo: valew
gabyfalcao1: respostas do dia 13/05: HIST 1)C 2)A MAT 1)A 2)B PORT 1)B 2)D CIÊ 1)A 2)B ED.F 1)C 2)A
pode confiar ;-;
andrielimara: 1)C 2)A
sabrinachristofolli: Obg

Respostas

respondido por: hugovitor123silva
24

Resposta:

1 C) 2 A)

Explicação:

que isso lek, tmj


liviafreirecarraro93: tmj lek tu é pik
respondido por: nataliafransantos
6

Israel é um Estado judeu proclamado no ano de 1948, pelo líder dos judeus na época. Dias depois, países árabes da região invadiram a região (Egito, Síria, a atual Jordânia, Líbano e Iraque (alternativa c).  

A região é palco de disputas históricas entre diferentes povos. Em 1947 a ONU propõe a partilha da região em dois territórios: um árabe e outro judeu, e a cidade de Jerusalém (território importantes para o cristianismo, judaísmo e islamismo) teria um regime especial.  

Os judeus aceitaram a oferta, mas os palestinos não estavam dispostos a aceitar a proposta. Em 1948 aconteceram dois eventos importantes: os britânicos que dominavam a região se retiraram oficialmente e o líder judeu, na época, proclamou a criação do Estado de Israel.  

A criação de Israel provocou fortes reações entre os estados árabes da região que invadiram Israel iniciando a primeira de uma série de guerras na região.  

Apesar de intervenção da ONU e diversas tentativas de pacificar a região, o território permanece em conflito até os dias atuais, causando um enorme número de refugiados e perdas para ambos os lados do conflito.

 

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

brainly.com.br/tarefa/13258292

Anexos:
Perguntas similares