• Matéria: Sociologia
  • Autor: hoffmanmatheus460
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Considere o seguinte discurso: “Os povos nativos americanos, denominados de indígenas, eram atrasados na época do descobrimento da América. A colonização deste imenso e selvagem território pelos europeus foi decisiva para a melhoria de sua situação, pois lhes trouxe o progresso e a civilização. Embora a colonização não tenha sido pacífica, foi indispensável retirá-los do estado de ignorância e inferioridade em que se encontravam”. Agora responda às seguintes questões:

a) Este discurso está associado aos representantes da antropologia evolucionista do século XIX ou aos antropólogos adeptos do relativismo cultural do século XX? Por que? (valor: 1,0)

b) Há algum traço de etnocentrismo no discurso exposto acima? Explique sua resposta. (valor: 1,0)

Respostas

respondido por: SGLEANDRO
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Resposta:

a)Resumo: Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na

humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o

questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar

superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A

questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento,

de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos

disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações

existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da

modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação

entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.

b)A palavra etnocentrismo designa uma forma de enxergar outra etnia (e suas derivações, como cultura, hábitos, religião, idioma e formas de vida em geral) com base na etnia própria. A visão etnocêntrica de mundo não permite ao observador de uma cultura reconhecer a alteridade e faz com que ele estabeleça a sua própria cultura como ponto de partida e referência para quantificar e qualificar as outras culturas. Disso se resulta, grosso modo, que o observador etnocêntrico vê-se como superior aos demais em aspectos culturais, religiosos e étnico-raciai

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